Economia

Volume de vendas no varejo cresce 1,8% em fevereiro no Amapá, aponta IBGE

O volume de vendas do comércio varejista amapaense subiu 1,8 em fevereiro de 2023 em comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Essa é a primeira alta na variação mês a mês desde outubro do ano passado.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na terça-feira (25) pelo IBGE.

Frente a fevereiro de 2022, as vendas do comércio varejista cresceram 4,3% – nona alta consecutiva nesta variação. O acumulado nos últimos 12 meses (8,1%) superou o de janeiro (7,8%). Já o acumulado no ano variou 6,9%.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o volume de vendas variou 0,9% ante janeiro de 2023.

Comparadas a fevereiro de 2022, as vendas do varejo ampliado cresceram 0,2%. Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado no Amapá teve aumento de 3,8%, resultado melhor que o de janeiro (3,6%). No acumulado do ano, o varejo ampliado apresentou alta de 3,7%.

Comparação com outras UFs

O Amapá foi a terceira Unidade da Federação com maior variação nas vendas do varejo na passagem de janeiro para fevereiro, atrás de Roraima (2,7%) e Maranhão (2%).

Frente a fevereiro de 2022, o Amapá teve a décima melhor variação no comércio varejista e ficou em 18º neste mesmo índice para o varejo ampliado.

Foto: Maksuel Martins/

Mais sobre a pesquisa

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.

 

Com informações do IBGE Amapá