Segurança

Visita do Comando do Exército ao MPF reforça parcerias entre os órgãos na região amazônica

Procurador-chefe recebeu na sede da instituição o recém-empossado comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva

O procurador-chefe da unidade administrativa do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá, João Pedro Becker Santos, recebeu visita institucional do General de Brigada Roberto Furtado Batista, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. As autoridades, que recentemente assumiram a chefia das instituições no Amapá, dialogaram sobre o trabalho desenvolvido na Amazônia, em especial na região da fronteira com a Guiana Francesa. A visita, nesta quarta-feira (31), teve a presença do adjunto de comando Alexandre da Silva Souza.

O general de Brigada definiu o encontro como forma de manter a aproximação entre as instituições em busca de desburocratizar demandas e fortalecer a comunicação interinstitucional. Frisou, ainda, a importância regional e nacional da implantação da brigada no Amapá. Falou sobre suas atribuições no Exército, das parcerias entre o MPF e o Exército e do trabalho voltado a indígenas do sul do Amapá e norte do Pará.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Amapá (PR/AP), que em dezembro também esteve na Missão Tiriyós, na Terra Indígena Parque do Tumucumaque, salientou o ponto de convergência entre as finalidades institucionais, que é o de contribuir com a sociedade. O procurador da República João Pedro Becker Santos se dispôs a colaborar sempre que necessário e o General de Brigada Roberto Furtado Batista manifestou-se no mesmo sentido. Ao final da visita, o procurador-chefe foi presenteado com medalha comemorativa do Exército Brasileiro.

Juntos, os órgãos mantém parcerias, em especial na oferta de cursos a membros e servidores do MPF pela Escola de Inteligência Militar do Exército. Em diversas ocasiões, o MPF se faz presente na Brigada para reuniões acerca de pautas de interesse mútuo ou a convite em cerimônias oficiais. A mais recente delas foi a posse do novo comandante da 22ª Brigada, no fim do ano passado. Na oportunidade, a instituição foi representada pelo procurador-chefe João Pedro Becker Santos, que assumiu a gestão administrativa da PR/AP naquele mês.

Com informações do Ministério Público Federal no Amapá