Nesta Semana Santa, o programa Peixe Popular já garantiu a comercialização de 45 toneladas de pescado, apenas em Macapá. As vendas continuam até sexta-feira, 7, na capital e em Santana, levando o alimento saudável para a mesa do amapaense por um preço acessível e, ao mesmo tempo, fortalecendo a economia local, ao gerar mais de 120 postos diretos e indiretos de trabalho.
CONFIRA OS PONTOS DE VENDA DO PEIXE POPULAR E AS ESPÉCIES DISPONÍVES
O programa é organizado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e pela Secretaria de Estado da Pesca, em parceria com a Prefeitura de Santana. De acordo com a coordenadora do programa, Euleny Pereira, esses primeiros dados são das comercializações feitas nos dias 4 e 5 de abril.
“Na próxima semana, teremos os números definitivos da atividade, mas já podemos adiantar que as vendas estão superando as expectativas”, disse a servidora.
A coordenadora detalha que o programa alcança outros trabalhadores, além daqueles que já atuam na venda de pescado.
“Observamos também que os pontos concentram outras atividades, como a venda das verduras e legumes que os consumidores acabam comprando para preparar o alimento”, concluiu Euleny.

Peixe Popular
Na Semana Santa 2023, são comercializadas 70 toneladas de 27 espécies de água doce e salgada, com preços entre R$ 10 e R$ 20, em oito pontos em Macapá e cinco em Santana, onde o programa acontece em parceria com a Prefeitura de Santana.
Veja os horários de atendimento em Macapá:
- 07/04 – até às 13h
Veja os horários de atendimento em Santana:
- 07/04 – até às 13h
Este ano o Governo do Amapá inseriu no programa, também, as vendas da espécie tambaqui, que estão em três pontos da cidade:
• Claudomiro de Moraes esquina com a Clodóvio Coelho
• Distrito da Fazendinha
• Conjunto Habitacional Macapaba
Texto: Weverton Façanha