O Governo do Amapá, por meio da Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizaram nesta terca-feira,06, em Macapá, a última audiência pública para debater a elaboração do Plano Estadual de segurança Pública e Defesa Social. A partir desse plano, metas e ações estratégicas de curto, médio e longo prazo serão executadas no Amapá até 2030.
Vários encontros foram realizados desde janeiro, em todos os municípios do estado envolvendo a comunidade, segmentos sociais, representantes da segurança e profissionais da UNIFAP. Com a identificação de problemas e dificuldades na segurança pública, será possível elaborar uma política estadual de segurança.
Com a conclusão do diagnóstico, através do levantamento de dados, a Unifap vai iniciar agora a redação do Plano, com previsão de conclusão em setembro desse ano.
“nosso objetivo é construir um plano que represente a voz da população e também dos próprios agentes de segurança que estão no dia a dia, pra que a gente tenha uma segurança efetiva no nosso estado”, disse o coordenador do projeto pela Unifap, Allan Jasper.
O Plano, será a base para um planejamento estratégico para gestores dos órgãos de Segurança Pública do Amapá tomarem medidas efetivas para melhorar os atendimentos, agilidade e confiabilidade, para que os objetivos mensurados no documento sejam alcançados.