Educação

Ueap realiza primeira etapa do concurso público para docentes da instituição

São 120 vagas, e a fase inicial do certame contou com prova escrita abordando temas de cada área.

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizou neste domingo, 14, a primeira etapa do concurso para docentes, o maior já viabilizado pelo Governo do Amapá. São 120 vagas para professores de 16 cursos ofertados na instituição. Essa primeira fase do certame, organizado pela banca Instituto AOCP, contou com uma prova escrita com temas referentes à área de cada vaga disponibilizada.

 

A reitora da Ueap, Kátia Paulino, acredita que a chegada desses novos profissionais, irão reforçar o crescimento que a instituição vem apresentando, tanto no âmbito de ensino, quanto extensão, além de suprir uma carência no quadro de professores efetivos que era observada nos últimos anos.

“É o maior concurso para entrada docente da história da nossa universidade. A nossa necessidade é muito grande, então esses 120 novos profissionais, com toda certeza, são muito esperados por todos aqui na Ueap e a ideia é que, assim que ocorrer a homologação do resultado final, no dia 19 de março, começarmos um diálogo com o Governo do Amapá para que esses candidatos possam ser nomeados na universidade ainda em abril”, destacou a reitora.

Dos 1,4 mil candidatos inscritos, 698 compareceram aos locais de prova. O certame é uma oportunidade de estabelecer uma carreira na instituição para diversos profissionais, como o professor José Oduque Nascimento, formado no curso de engenharia de produção e doutor em engenharia industrial.

Natural da Bahia, ele já dá aulas em diferentes cursos de engenharia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mas busca essa vaga efetiva, no cargo de professor em Engenharia de Segurança do Trabalho, para conseguir realizar um trabalho contínuo em uma entidade de ensino como a Ueap, onde pretende contribuir com seus conhecimentos.

“Participamos desse processo em um cenário em que as universidades vivem um enfrentamento com escassez de recursos, de corte de orçamento público relacionado a investimentos em educação e quando a Ueap, o Governo do Estado, promove um concurso como esse, ela consegue celebrar e confirmar a importância da atuação na universidade dentro da sociedade. Trago comigo a vontade, o objetivo da aprovação e de atuação aqui nesse cenário, nessa região que é tão importante para a região norte e para todo o país”, relatou o professor.

certame ainda contará com as etapas de prova didática e prova de títulos, e no caso das vagas em licenciatura em música, também acontecerá a etapa de avaliação de proficiência em música do candidato.

São oferecidas oportunidades para atuar nos campi presentes em Macapá e no município de Amapá, os salários variam entre R$ 7.637,76 e R$ 13.706,21, conforme a titulação do candidato.

Em 2023, a Ueap já havia realizado o concurso para técnicos administrativos, que ofereceu inicialmente 101 oportunidades para profissionais ingressarem na universidade. Este certame hoje se encontra na etapa de análise documental e de exames médicos dos candidatos aprovados.

 

 

Com informações de Luan Rodrigues