Saúde

UBSs oferecem atendimento psicológico gratuito em Macapá

Pessoas interessadas em acompanhamento psicológico podem procurar a rede de cuidados que engloba 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros especializados em Macapá. Com o janeiro branco, o município tem incentivado o cuidado com a saúde mental e sensibilizado a população para os atendimentos ambulatoriais com marcação de consultas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e atendimentos de emergência.

Para agendar uma sessão não é necessário ter nenhum tipo de encaminhamento, basta procurar a central de marcação de consulta, que é o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same), de segunda a sexta-feira em uma das unidades que possui o serviço. É preciso apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para atendimentos psicológicos de emergência, o paciente pode ser atendido sem agendamento, nas UBSs Marcelo Cândia, Rubin Aronovich e Marabaixo.

Caminhos do atendimento

Para conseguir o acolhimento e o tratamento em Macapá, é possível procurar alguns caminhos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS):

Unidade Básica de Saúde (UBS): porta de entrada para todos os casos e acolhe casos leves e moderados. É necessário agendamento.

Centros especializados: Para atendimentos especializados de adultos e crianças, como diagnósticos e consultas, 4 unidades ofertam o serviço: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes) e Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil (UAI).

Unidades de emergência: Para atendimentos psicológico de emergência, o paciente pode ser atendido sem agendamento, nas UBSs Marcelo Cândia, Rubin Aronovich e Marabaixo.

Atendimento infantil: Para crianças entre 3 e 12 anos, o atendimento psicológico foi direcionado para as UBSs Perpétuo Socorro, Rubim Aronovich e no Instituto Joel Magalhães (Ijoma), que funciona através de uma parceria em que a Prefeitura de Macapá disponibiliza os profissionais.