Cidades

Turismo: Trapiche Santa Inês é inaugurado em Macapá

O Governo do Amapá inaugurou na terça-feira, 22, o Trapiche Santa Inês, novo cartão postal de Macapá, com estrutura para contemplação do Rio Amazonas. Quem visita o local, é recebido com pinturas e poesias feitas pelo jornalista Manoel do Vale e pelas artistas Moara Negreiros e Gabriela Campelo. São detalhes que celebram a natureza, os pontos turísticos e o jeito tucuju de ser..

Foto: Jorge Júnior/GEA

A entrega foi feita pelo governador, Clécio Luís, e pelo vice-governador, Teles Júnior, em meio a uma programação de valorização da cultura, do esporte e do turismo amapaense. O novo cartão postal da capital, que possui quase um quilômetro de extensão, foi celebrado pela população, que agora passa a ter um novo espaço de lazer.

Foto: Jorge Júnior/GEA

“A obra estava parada há mais de 14 anos. Decidimos intervir, fizemos o investimento de 1 milhão de reais em recursos para dar funcionalidade a esse trapiche. Sem dúvida, é uma obra que alegra e embeleza Macapá. Queremos também intervir no outro trapiche, para dar à cidade esses espaços bonitos, recebendo pessoas para contemplar o maior rio do mundo”, destacou o governador.

Com aproximadamente 8 mil metros quadrados, o espaço ganhou deck com acessibilidade, área verde com paisagismo, chafariz, iluminação em LED, identidade visual produzida por artistas amapaenses e letreiro com o nome “Amapá” para a população e os turistas registrarem a visita ao trapiche.

Foto: Jorge Júnior/GEA

O local conta ainda com faixas de alto e baixo fluxo para pedestres e ciclistas e pergolados, e ainda um bosque com trapiche em madeira para que pessoas com mobilidade reduzida possam ter acesso ao rio.

O Trapiche Santa Inês conta com espaços onde os visitantes podem fazer fotos em um letreiro da palavra Amapá com acento que remete a um tambor de marabaixo, principal movimento da cultura afro-amapaense.

Foto: Jorge Júnior/GEA

Outro local perfeito para fotos é um cenário que remete a uma tela de celular, onde se pode registrar a “maior selfie do mundo”, tendo a beleza da Orla de Macapá ao fundo.

Foto: Jorge Júnior/GEA

 

 

Com informações SECOM