Cultura

Turismo Sustentável: Deck do Curiaú é entregue à comunidade quilombola do Amapá

Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da comunidade quilombola e demais autoridades, o governador Clécio Luís, inaugurou na quinta-feira, dia 29, o Deck do Curiaú, mais uma obra estruturante, para incentivar o turismo sustentável.

O governador destacou a participação dos moradores na construção do projeto de revitalização, que incluiu ainda a concessão de dois restaurantes para empreendedores da região.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

Cartão postal do Amapá, o Deck fica localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Curiaú, que liga a região ao Rio Amazonas. O investimento foi de R$ 1,9 milhão, recursos do tesouro estadual.

“Hoje reafirmamos que a ancestralidade precisa ser respeitada. Este cartão postal turístico do nosso estado significa a conquista do povo negro. Esse lugar, bonito do jeito que está, vai alimentar muito mais as histórias, a autoestima e o destino do povo do Curiaú. É assim que vamos construir o Amapá que queremos. As obras são importantes, mas o que vai nos levar adiante é o nosso povo e a nossa história, e honrar essa história”, frisou o governador.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

O local foi todo revitalizado e conta com dois restaurantes, banheiros, rampa com acessibilidade, voltada para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e crianças menores, além de escadaria que era de madeira e agora é em concreto, dando maior segurança para os banhistas e tendo maior durabilidade.

Ao som do batuque e dos ladrões (músicas tradicionais do marabaixo), e o balanço das saias rodadas, a ministra Margareth Menezes, destacou que esse foi um momento histórico de resgate e de tradição do povo negro amapaense.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

“Um momento realmente muito emocionante, pois este espaço representa toda a identidade do seu povo, ricos de história e ancestralidade. Que esse local seja cuidado, mantido bem preservado pela comunidade que o representa”, disse Margareth.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

Uma das propostas para revitalização do local foi a valorização e geração de emprego local. De acordo com a presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Curiaú, Maria Celestina, a própria comunidade solicitou ao governo, os serviços.

“O sentimento é de gratidão, nós esperamos muito por essa entrega que está acontecendo hoje. Nós fizemos esse apelo ao governador Clécio, que nos atendeu, e isso representa um compromisso com a nossa comunidade”, contou Celestina, emocionada.

O senador Randolfe Rodrigues reforçou que o momento é de resgate da identidade cultural do povo amapaense.

“É mais que um ponto turístico, aqui o povo negro marcou e forjou a sua identidade, de onde sai os nossos símbolos, os nossos cânticos ao som das caixas de marabaixo. É um espaço de resistência da identidade cultural do nosso povo. Parabenizo a gestão do governador Clécio e todos aqueles que fizeram parte desse momento, porque os moradores do Curiaú merecem”, disse o senador.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

Geração de emprego e renda

Os próprios moradores da comunidade foram contratados para executar os serviços de revitalização, além de assumir os restaurantes do ambiente.

Ouvir os moradores e integrá-los aos projetos faz parte do compromisso da gestão estadual em estabelecer um contato mais próximo com as comunidades amapaenses.

“A partir destes diálogos, a gente tem condições de começar a se posicionar em cada pasta, em casa secretaria para definir de qual maneira podemos construir o melhor caminho de gestão pública junto às comunidades”, destacou Clícia Di Miceli, secretária de Cultura.

De acordo com a secretária de Turismo, Anne Monte, a revitalização do balneário, que iniciou em 2022, foi uma prioridade do Governo do Amapá nesses seis meses da nova gestão. O Deck do Curiaú sairá na vanguarda do turismo sustentável e esse potencial pode ser melhor explorado com a ajuda dos próprios moradores.

“A meta é atrair mais visitantes, ampliar as oportunidades de renda para a comunidade e valorizar os pontos turísticos do estado, além de desenvolver o empreendedorismo”, destacou a secretária.

Secretária de Turismo, Anne Monte. Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

A solenidade contou com apresentações culturais, marabaixo, pôr do sol, e passeio no rio Curiaú. Participaram da cerimônia, autoridades, secretários de estado e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, que na ocasião, também representou o senador Davi Alcolumbre. O deck da APA do rio Curiaú fica localizado na Zona Norte da capital, na Rodovia AP 070.

Foto: Jorge Junior e Israel Cardoso/GEA

 

 

Com informações da SECOM