Municípios Saúde

Teste ergométrico volta a ser ofertado pela Prefeitura de Macapá

O Centro de Especialidades Papaléo Paes (Ceppaes), na Zona Norte de Macapá, retomou nesta segunda-feira (6) a oferta dos testes ergométricos para os pacientes atendidos na Clínica Cardiológica da unidade.

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico. O exame é feito em uma esteira rolante em que são colocados eletrodos que farão a medição dos sinais vitais como frequência cardíaca e pressão arterial do paciente antes, durante e após o esforço.

Foto: Renato Costa/Semsa

“Um centro de referência em atendimento cardiológico que oferte consultas e exames na quantidade que estamos fazendo é uma novidade muito boa para o município. É um exame bem completo, que podemos fazer desde um paciente com problemas cardíacos até em um atleta para avaliar a capacidade respiratória, arritmias ou artérias obstruídas que possam elevar o risco de infarto”, explica o médico cardiologista, Hugo Monteiro.

Para agendar o exame é necessário ir até o Serviço de Arquivamento Médico (Same), de qualquer Unidade Básica (UBS) da capital, com documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e a requisição médica solicitando o exame. Serão agendados pela Central de Regulação Municipal, de segunda a sexta-feira, 20 exames.

O aposentado Francisco Anísio, de 64 anos, já convive há mais de uma década com a pressão alta, e faz acompanhamento na Clínica Cardiológica do Ceppaes, para ele o exame é o acompanhamento do seu diagnóstico.

“Sempre bom saber como está a saúde. A médica que me acompanha aqui me deu o encaminhamento para que eu fizesse o exame. O atendimento é muito bom, desde a consulta até os exames”, disse.

Além do teste ergométrico, a Clínica Cardiológica também oferta os exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, holter e teste ergométrico para os mais de 500 pacientes atendidos por mês na unidade.

Texto: Cláudia Leão