Saúde

Termo de cooperação entre Prefeitura de Macapá e Apouva vai garantir prioridade para pacientes com câncer

Mais de duzentas pacientes que hoje são assistidas pela associação Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor, (Apouva) passarão a ter prioridade em exames de imagens e especialidades médicas na clínica Dr. Papaléo Paes, na Zona Norte de Macapá.

O termo de cooperação técnica para os serviços gratuitos foi assinado nesta terça-feira, 12, entre a Associação e a Prefeitura de Macapá.

Foto: Termo de cooperação assinado entre Prefeitura e Apouva / Click Comunicação

A solicitação foi feita através da Apouva, que já perdeu muitas associadas para o câncer por quebra no protocolo de tratamento, que segundo a presidente da associação, Léa Léarte, vai da falta de um exame, medicação e até atendimentos com especialistas.

Foto: Solenidade no centro Dr. Papaléo Paes / Click Comunicação

As pacientes oncológicas terão atendimento prioritário através de um encaminhamento da associação. Entre os serviços, o centro de especialidades dispõe de eletrocardiograma laboratório para exames, mamógrafo, tomógrafo, raio x, equipamento de densitometria óssea, exames essenciais para pacientes em tratamento.

A  Apouva acolhe mulheres que lutam contra o câncer no Amapá, desde 2019. A sede da associação fica no bairro Jardim Felicidade I, área norte da cidade.