Iniciativa reúne temas como economia protagonismo cultural e emergência climática para transformar Macapá em referência de cidade criativa e sustentável, com foco na COP 30.
Acontece nos dias 22 e 23 de agosto na sede do Centro de Cultura Negra do Amapá – CCNA, o 1º Simpósio ‘Amazônia Criativa e Sustentável’, uma iniciativa que surge como uma estratégia inovadora para debater e propor a integração efetiva da preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura na Amazônia. A inciativa é do Instituto Amazônia Criativa em parceria com Duas Telas Produtora Cultural, Baluarte Cultural, Rede Amazônica e a Prefeitura Municipal de Macapá, através de sua Fundação Municipal de Cultura. O Simpósio visa iniciar uma jornada para transformar Macapá em uma referência de cidade criativa e sustentável.
A programação busca destacar a potência dos bens e produtos culturais junto com relevância da biodiversidade da região amazônica no cenário global, especialmente diante da COP 30, prevista para 2025 em Belém (PA), e propõe uma série de palestras e debates sobre dois eixos principais: 1) Empreendedorismo e protagonismo criativo; 2) Desafios para uma cidade criativa e sustentável.
A atividade inclui uma vasta programação com painéis de discussão e atividades culturais que envolvem diversos setores da sociedade, promovendo o networking e a troca de experiências. Sendo uma oportunidade para discutir soluções inovadoras e construir um futuro sustentável tendo os territórios criativos da Amazônia como modelo para mundo.
Este será só o primeiro Simpósio da Amazônia Criativa e Sustentável, que pretende fazer uma série de encontros com o instituto de debater sobre o protagonismo através da criatividade, mas também pensando e casando arte e cultura com a sustentabilidade. “Nós queremos com esses encontros debater tema como economia da cultura, racismo ambiental, crise social, emergência climática, a partir dos territórios criativos”, destaca a Diretora e Produtora do Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável, Susanne Farias.
O evento conta com as parcerias da Fundação Municipal de Cultura, FECOMÉRCIO, Rede Amazônica e União dos Negros do Amapá – UNA.
Programação:
22/08 – Quinta-feira
Cerimônia de Abertura – 14h
Eixo – Empreendedorismo e Protagonismo Criativo
Painéis:
– Painel 1: Amazônia Criativa e Protagonista –
Horário: 16h às 17h
– Painel: Jeito Tucuju
Macapá + COP30 – Ponteciais para Hub Turístico e Cultural
Horário: 17h15 às 18h15
Shows Musicais e Feira de Cultura Criativa – 18h às 22h
– Poetas Azuis, Pinducos, Grupo Marabaixo, Grupo de Toada, Zé Miguel, Manoel Cordeiro.
23/08 – Sexta-feira
Eixo – Desafios para uma cidade criativa e sustentável
– Painel 1: Tecnologias Ancestrais e Inovação
Horário: 9:00 às 10:00
– Painel 2: Arte como instrumento de resistência territorial
Horário: 10:15 às 11:15
– Painel 3: COP 30 – Futuro Sustentável em Territórios Criativos
Horário: 15:00 às 16:00
– Painel 4: Racismo Ambiental e a Crise Social
Horário: 16:30 às 17:30
Show Musical e Feira de Cultura Criativa – 17h às 22h
Luxuosos Corações, Jhimmy Feiches, CRGV, Patrícia Bastos, Felipe Cordeiro.