Como parte da programação “Maio Amarelo” de conscientização para a segurança viária, colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) iniciaram nesta segunda-feira, 8, um mutirão de doação de sangue para reforçar os estoques do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Durante toda semana, servidores dos órgãos de segurança pública e do trânsito estarão praticando o ato que salva vidas.
A Elaine Lima, educadora de trânsito, já é doadora de sangue, e reforçou a campanha com mais um gesto solidário, “espero que todos venham doar para ajudar a salvar vidas, e que no trânsito todos tenham cuidado” conclui Elaine.
De acordo com o diretor do Detran, Rorinaldo Gonçalves, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre as principais demandas do Hemoap, por isso, decidiram reforçar o estoque de sangue.
Requisitos para ser um doador:
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
- Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Serviço
As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo, das 7h30 às 12h30, ou agendamento telefônico. O Hemoap fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro. Informações pelo número (96) 98811-0200.