Com o SENAI Amapá como parceiro para capacitar empresas para o mercado internacional, o Comitê de Adequação Sanitária e Qualificação dos Produtos do Setor Primário para Exportação foi instituído pelo Governo do Estado. O instrumento foi criado para destacar a produção agrícola, pecuária e extrativista amapaense para exportação.
Em conjunto, também foi apresentada a Agenda de Comércio Exterior do Amapá, dedicada ao fortalecimento das atividades econômicas a partir do planejamento integrado entre o governo, empresas e sociedade.
A diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, destaca que o comitê é a união de esforços entre as entidades públicas e privadas para o desenvolvimento local.
“Este momento representa um apoio à exportação da economia local, sobretudo na exportação de produtos ESG, baseado na valorização do patrimônio natural do estado. Então, entram capacitações, certificações e adequações dos produtos locais com visão ao mercado internacional”, explicou a diretora.
Em seu discurso, o governador do Amapá, Clécio Luís, ressaltou o grande potencial de exportação que o estado possui e que o comitê vai auxiliar neste processo. “O papel do comitê é de assessorar, elaborar conceitos e oferecer consultorias por meio dos parceiros presentes. Desde a produção até a industrialização dos produtos vamos ajudar os empresários a exportar e assim desenvolver o estado”, finalizou.
Com informações da ASCOM Sesi/Senai,