O Amapá inicia neste sábado, 5 de outubro, a operação de segurança para as eleições municipais, com ações que seguirão até a noite de domingo, 6, durante a apuração dos votos. O esquema de segurança contará com cerca de 1,2 mil agentes das forças estaduais, incluindo policiais militares, civis e bombeiros.
Ao todo, 1.067 policiais militares foram mobilizados para garantir a segurança nos locais de votação. Mais de 500 agentes serão deslocados para os municípios do interior do estado, enquanto 550 atuarão em Macapá e Santana. A Polícia Civil também reforçará o policiamento nas centrais de flagrante, e outros 50 agentes realizarão ações preventivas e repressivas.
O Corpo de Bombeiros participará da operação com 67 militares, focados no atendimento de primeiros socorros e serviços pré-hospitalares. Já o Grupo Tático Aéreo (GTA) fará sobrevoos em Macapá, Santana e Mazagão, a fim de prevenir crimes eleitorais.
A ação ocorre em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e diversas instituições federais e estaduais, com o objetivo de assegurar um processo eleitoral tranquilo para os 571.248 eleitores distribuídos pelos 16 municípios do estado.
“Nosso trabalho começa com o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação e só termina quando todas elas retornarem ao TRE”, destacou o capitão Kleiton Pontes, porta-voz da Polícia Militar.