Segurança

Segurança Pública: População de Pracuúba recebe prédio reformado da Delegacia de Polícia Civil do município

O Governo do Amapá entregou no fim de semana para a população de Pracuúba o prédio totalmente reformado da Delegacia de Polícia Civil do município, a 270 quilômetros da capital. A ação reforça a Segurança Pública da Região dos Lagos, que também inclui os municípios de Amapá, Tartarugalzinho e Calçoene.

Além do novo prédio, o Governo entregou para a Polícia Civil de Pracuúba uma nova embarcação do tipo “voadeira”, batizada de “Garça Amarela”. Com seis metros e capacidade para sete pessoas, a viatura foi adquirida com recursos do Estado e vai facilitar o atendimento a ocorrências por via fluvial.

O efetivo que atende o município também passa a contar com mais agentes e um oficial. Trata-se da primeira delegacia entregue no estado na gestão do governador, Clécio Luís.

“Queremos que vocês passem a sentir que o Estado está cada vez mais presente aqui, com as ações de combate à pobreza, reforço do policiamento, reforma de equipamentos públicos e demais iniciativas. Ainda este ano, faremos o PPA [Plano Plurianual Participativo] para que, junto da população, possamos planejar as prioridades de Pracuúba”, afirmou o governador do Amapá.

O investimento nas obras de reforma da delegacia foi de R$ 645,3 mil, com recursos do tesouro estadual e execução da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

“Podemos ter um ambiente saudável para exercer nossas atividades e acolher melhor a população. Vamos trabalhar, agora, para iniciar também as reformas das delegacias de Tartarugalzinho e de Amapá”, informou o delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cezar Augusto Vieira.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto,  o novo aparato de estrutura e de pessoal vai refletir em melhores serviços.

“Estamos caminhando juntos para oferecer uma Segurança Pública efetiva, mais eficiente, e isso passa pela estrutura física”, destacou o gestor.

Para o prefeito de Pracuúba, Júnior Leite, o município ganha mais segurança.

“Trabalhando juntos, prefeitura, Estado, deputados e senadores, tenho certeza que as pessoas terão oportunidade de olhar com seus próprios olhos a reconstrução do nosso município”, opinou o prefeito

Estrutura organizada

A delegacia reformada passa a ter quatro celas, a sala de registro de boletins de ocorrências, o gabinete do delegado, o cartório, três alojamentos, depósito de armamento, copa, depósito de material apreendido, banheiros e garagem ampla. Também foi feito todo o calçamento da área externa e adaptações para acessibilidade dos usuários.
Na delegacia, que funciona 24 horas por dia, a população pode registrar ocorrências, fazer denúncias de crimes, e pedidos de investigação. A polícia pode também produzir os termos circunstanciados de ocorrência, prisões em flagrante e serviços especializados em ação conjunta com as delegacias especializadas.

Os crimes de maior incidência no município são furto, ameaça, lesão corporal, difamação, injúria, usurpação, e esbulho possessório (dados de 2021 e 2022). O delegado Carlos Alberto Gomes comanda a equipe, que também inclui um oficial de polícia e 9 agentes.

“Um dos maiores problemas dos municípios da Região dos Lagos é o furto de gados. Com a voadeira, vamos ter um deslocamento mais rápido e ação mais efetiva. Também recebemos uma viatura nova este ano, que melhorou nossos atendimentos às comunidades mais distantes”,falou o delegado de Pracuúba.

A agenda  em Pracuúba contou, ainda, com a entrega de 300 kits de alimentos através do projeto “Acolher Amapá”, do Governo do Amapá, e visitas a outros equipamentos públicos, como a Fábrica de Gelo do Estado, a Escola Estadual Ernesto Pereira Colares e a unidade de saúde, além de visitas a entregas da Prefeitura de Pracuúba.

Com informações de Fabiana Figueiredo 

Fotos: Netto Lacerda/GEA