Educação

SEED disponibiliza mais de 2,7 mil vagas nas escolas da rede estadual de Macapá e Santana

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está fazendo uma busca ativa em todas as unidades de ensino, especialmente aquelas que tiveram o número de matrículas menor que o esperado.

Em Macapá e Santana, há 980 vagas remanescentes para o ensino fundamental, 250 para o ensino médio regular e 1,5 mil vagas para o ensino médio integral, que somadas totalizam 2,7 mil vagas nas escolas da rede pública estadual.

“Estamos fazendo um monitoramento na rede para identificar, localizar e resgatar o estudante em situação de evasão e abandono escolar. E contamos com a comunidade para trazer de volta este aluno para a escola”, explicou Belcivaldo Matos, coordenador da Educação Básica e Profissional (Cebep), da Seed.

As vagas em aberto tem relação com a reforma de algumas escolas, que ampliaram os espaços de atendimento, pandemia, migração de famílias, evasão escolar, municipalização de algumas escolas, entre outros motivos.

De acordo com a Seed, o número anual de vagas varia e é projetado de acordo com o último censo escolar. Este ano, a previsão é atingir mais de 110 mil alunos.

Foto: Vandy Ribeiro / Seed

Em Macapá, por exemplo, a Escola Estadual Irmã Santina Rioli, no bairro Trem, na Zona Sul, ainda conta com 24 vagas abertas, destas 12 são para o 8º ano, e 12 para o 9º ano.

As escolas Cecília Pinto, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Antônio Ferreira Lima Neto, também disponibilizaram vagas remanescentes para todas as séries do ensino médio.

Foto: Arquivo Divulgação

Disque-vaga

Pais ou responsáveis que têm filhos fora da escola ainda podem fazer a matricula para não perder o ano letivo. Para saber a disonibilidade, a Seed criou o “Disque-vaga”, que informa a escola e a etapa de ensino em há vagas. O número de WhatsApp é o (96) 99112-7599. O atendimento ocorre segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Documentos 

Para o estudante é necessário ter certidão de nascimento, CPF, carteira do SUS e, quando for maior de idade, e-mail. Para pais ou responsáveis, é preciso ter RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e número de telefone para contato.

 

Com informações de Caroline Mesquita

Foto: Vandy Ribeiro/Seed

Compartilhe