Municípios

Sebrae reúne 150 produtores no Dia de Campo da Piscicultura em Pedra Branca do Amapari

Compartilhe

O Sebrae e a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari em parceria com o Rurap, realizaram o Dia de Campo da Piscicultura, na Comunidade de São Sebastião do Cachaço, na quinta (10). O objetivo foi promover o fortalecimento do setor no município.

Segundo a gestora do Projeto Piscicultura do Sebrae no Amapá, Ariela Paiva, a instituição incentiva as boas práticas de produção, no manejo e na qualidade de água, além da gestão da propriedade. “Tivemos duas palestras sobre Gestão e Probióticos na Piscicultura; e três momentos, chamados de Estações de Trabalho que abordaram os temas Legislação e Licenciamento Ambiental, Manejo e Qualidade de Água e Despesca e Processamento de Pescado. Esse evento foi de fundamental importância, pois possibilitou aos produtores o conhecimento de toda a cadeia produtiva da piscicultura”, explica a gestora Ariela Paiva.

Participantes

Mais de 150 produtores de pescado representaram as comunidades de São Sebastião do Cachaço, Centro Novo, Cachaço da Serra, Riozinho, Nova Divisão, Cachorrinho, Projeto de Assentamento de Pedra Branca, Linhas D, B, A, C, E-Comunidade de Água Fria, Xivete, Sete Ilhas, Tucano I, Tucano II, Arrependido, e Comunidade de Bom Jardim.

Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

O prefeito de Pedra Branca do Amapari em exercício, Marcelo Pantoja, destaca a importância dos produtores conhecerem as boas práticas na piscicultura, o processo de produção e a legislação. “A prefeitura desenvolve um Projeto de Piscicultura que estará investindo R$ 5 milhões no setor, com compra de caminhão frigorífico, Unidade de Beneficiamento de Pescado, fábrica de ração para que o produtor possa comprar ração com preço justo e para que ele possa ter um lucro maior”, disse o prefeito Marcelo Pantoja.

O proprietário do Sítio São Sebastião, no Ramal do Cachaço, em Pedra Branca do Amapari, Luis Carlos da Silva, destaca as três Estações de Trabalho sobre piscicultura. “Esse evento está sendo realizado pelo Sebrae e pela Prefeitura de Pedra Branca, e apresenta nas estações desde o início da criação de peixes, abertura de viveiros, venda desses produtos, e como se cria, enfim, tem uma grande participação das comunidades do entorno, da Perimetral Norte, da comunidade do ramal e esse evento é de grande importância para o fortalecimento da economia local, para o conhecimento das pessoas que já são empreendedoras, para quem já cria peixes e para os que querem criar”, finaliza o piscicultor Luis Carlos da Silva.

 

 

Com informações de Denyse Quintas

 

Compartilhe