Saúde

Samu do Amapá treina profissionais que atuam em comunidades ribeirinhas para atendimento na ambulancha

Os profissionais que atuam no socorro de urgência e emergência de regiões ribeirinhas participaram de um treinamento promovido pelo Governo do Amapá com a ambulancha. A unidade fluvial faz parte do Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A simulação foi realizada na Ilha de Santana, localizada a 15 quilômetros de Macapá.

A atividade, realizada na sexta-feira, 2, simulou um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) que recebeu atendimento da equipe da unidade, composta por técnicos em enfermagem, enfermeira, médico e prático (piloto de embarcação).

Foto: Paolla Gualberto/Sesa

Para o diretor do Samu, Donato Farias, as simulações são necessárias para alinhar os atendimentos entre os técnicos e tornar o serviço mais ágil e preciso no salvamento da vítima.

“É um trabalho de rotina, mas que periodicamente precisa de ajustes e evolução, principalmente quando se trata de cuidados a pacientes, pois recebemos diversas patologias durante as ocorrências”, explicou Farias.

A ambulancha tem capacidade para oito lugares e é estruturada com rede de oxigênio, espaço para maca, abastecida com insumos e correlatos e com equipamentos de segurança necessários para a navegação fluvial.

Foto: Paolla Gualberto/Sesa

“Na atividade nós englobamos os atendimentos simultâneos entre a ambulancha e a ambulância do Samu, sempre pensando no acolhimento imediato ao paciente e acompanhante”, enfatiza a médica do Samu, Camila Cunha.

O serviço da ambulancha funciona no Píer da Segurança Pública, localizado no distrito da Fazendinha, em Macapá. A unidade móvel de saúde atende mais de 50 comunidades ribeirinhas do estado e exerce assistência fundamental nos casos de urgência e emergência nessas localidades.

Serviço

Para acionar os serviços da ambulancha, basta ligar para o número (96) 4141-4406, que a Central Estadual de Regulação fará o primeiro acolhimento e encaminhará à unidade de saúde fluvial.

 

Com informações de Paolla Gualberto