Cultura

Sábado do Mastro tem Marabaixo da Murta da Santíssima no barracão da Tia Gertrudes

Compartilhe

Sábado do Mastro, 13 de maio, mais uma vez os devotos que honram a Santíssima Trindade no barracão da Tia Gertrudes, estarão reunidos para dar continuidade aos festejos. É dia de reencontrar amigos e parentes que realizam o Ciclo do Marabaixo para a derrubada dos mastros, no Quilombo do Curiaú, cruzar as bandeiras e participar de um almoço coletivo. A Associação Berço do Marabaixo da Favela, responsável pelo barracão, não faz a retirada dos mastros, mas eles participam dos rituais com os demais marabaixeiros e devotos, e realizam o Marabaixo da Murta, a partir das 16h.

O Ciclo do Marabaixo 2023 iniciou na Semana Santa, no bairro Favela, atual Santa Rita, no Sábado de Aleluia, e no Laguinho, no Domingo de Páscoa. A programação contemplou ainda o Dia do Trabalhador, com a Roda de Marabaixo, e reinicia neste final de semana, conforme os costumes, cinco domingos após o Marabaixo da Aceitação. Na Favela, a devoção é para a Santíssima Trindade dos Inocentes, e no barracão de Gertrudes Saturnino as cores azul e branca compõem o cenário, junto com a coroa e a bandeira.

Cultura e meio ambiente

A derrubada dos mastros para a Santíssima e Divino é uma tradição secular, para que sejam enfeitados com os ramos de murta e erguidas as bandeiras, no decorrer da programação, e só são derrubados no último dia de festejo. Os devotos do barracão de Gertrudes Saturnino adaptaram este ritual ao adotar boas práticas ambientais, e os ramos e as bandeiras ornamentam um cilindro de acrílico, que substitui os troncos. Como compensação, eles fazem o replantio de mudas onde os troncos são retirados.

Às 10h os mastros são derrubados entre alegria, saudações e “ladrões” de marabaixo ao som das caixas.  Após a derrubada dos mastros e o plantio das mudas, será servido o almoço para todos os presentes, na Maloca da Tia Chiquinha, quando todos os grupos que realizam o Ciclo do Marabaixo fazem uma roda de marabaixo.

Logo após, às 16h, o Barracão da Tia Gertrudes estará aberto para receber o público para o Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade dos Inocentes, que encerra à meia-noite.  A programação retorna dia 26 de maio, com o início da novena, e dia 28 tem o Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade, seguindo com a missa, baile, Almoço dos Inocentes e encerra no Domingo do Senhor, 11 de junho, com a derrubada dos mastros e retirada das bandeiras.

Valdinete Costa, coordenadora da Associação Berço da Favela, explica que a não derrubada dos troncos, os limites no volume do som durante os festejos e a não utilização de fogos com barulho fazem parte de um compromisso assumido mais de dez anos atrás, em respeito ao meio ambiente e à vizinhança, uma vez que a o bairro passou a abrigar muitos moradores que não são devotos. “Mesmo assim, às vezes acontece de sermos vítimas da intolerância, infelizmente. Esperamos que neste ano tudo ocorra de forma tranquila e com respeito com a cultura tradicional do Amapá”.

PROGRAMAÇÃO DO BARRACÃO DA TIA GETRUDES

– 13 de maio – Sábado de Mastro

A partir de 8h – Retirada do mastro no Curiaú

A partir de 16h até meia noite – MarabaiXo da Murta

– 26 de maio até 3 de junho – Novena da Santíssima Trindade

18h

– 28 de maio – Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade

A partir de 15h até meia-noite

– 4 de junho – Domingo da Santíssima Trindade

8h – Missa da Santíssima Trindade

9h – café da manhã

12h – Almoço dos Inocentes

14h até 20h – Domingo Lúdico para crianças

– 8 de junho – Marabaixo de Corpus Christi

De 14h às 20h

– 11 de junho – Domingo do Senhor

De 16h às 19h – derrubada do mastro da Santíssima Trindade

 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Compartilhe