Estudantes da Escola Municipal Josefa Nery da Costa, da comunidade de Água Fria, em Pedra Branca do Amapari (AP), brilharam na 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). O projeto inovador de reúso do caroço do açaí, que une arte e sustentabilidade, recebeu o 1° lugar concorrendo com escolas de todo o estado.
Uma delegação formada por 10 pessoas levou a instituição a participar pela primeira vez da Feceap. Eles apresentaram o projeto, idealizado pela professora Patrícia Sousa, e orientado pela professora Rejane Paixão, ambas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que destaca não só a importância do reaproveitamento de resíduos naturais como também revela a criatividade dos alunos no Atelier de Conscientização do Reúso do Caroço de Açaí, que promove a sustentabilidade através da arte.
A 12ª Feceap premiou 18 melhores trabalhos apresentados. A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, onde foram entregues troféus, credenciais para outras feiras, incentivando a ciência e a inovação na educação básica.
Para a autora do projeto, “Foi uma oportunidade incrível de unir educação, arte e sustentabilidade, promovendo a conscientização ambiental e o desenvolvimento criativo dos nossos alunos.”
Com informações de Luan Macedo