Na segunda-feira, 13, o governador Clécio Luís entrega o Residencial Vila dos Oliveiras para 512 famílias na Zona Sul de Macapá. Os apartamentos integram a política de habitação da atual gestão para garantia da dignidade e bem-estar social da população.
Este é o segundo residencial entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. Em dezembro, mil unidades habitacionais foram entregues nas etapas 3 e 4 do Miracema. Ao todo, são mais de 1,5 mil novas moradias garantidas para a população do Amapá.
A cerimônia acontece na presença do ministro das Cidades, Helder Melilo, da ministra do Planejamento, Simone Tebet e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A obra é a primeira etapa da urbanização do Complexo do Aturiá, que prevê a revitalização total da área, com estruturas para espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas e conta com emendas do senador Davi Alcolumbre.
Com obras iniciadas em 2011 e paralisadas em 2014, o Vila dos Oliveiras foi retomado em 2019, sendo que, até 2022, cerca de 53% do trabalho havia sido concluído. Sob a atual gestão, o trabalho avançou e o Residencial foi finalizado em menos de um ano e meio. O Residencial é orçado em R$ 72 milhões, sendo mais de R$ 53 milhões em recursos do Tesouro Estadual. O restante é advindo do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
O residencial vai atender famílias que perderam as casas por conta do avanço do Rio Amazonas, pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.
Com a entrega, os novos moradores vão ganhar apartamentos com 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e fornecimento de água tratada e energia de qualidade.
Acessibilidade
Para garantir maior acessibilidade, o Governo do Amapá estabeleceu que o 1º andar de cada prédio seja ocupado por pessoas idosas e/ou portadoras de deficiência, onde foram instaladas adaptações para atender o referido público.
Infraestrutura do residencial
O Residencial Vila dos Oliveiras conta com uma escola/creche, com capacidade para 60 alunos na modalidade de Ensino Integral e 120 na modalidade de turnos.
O habitacional é o único de Macapá que possui uma quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Além disso, o Vila dos Oliveiras conta com centro comunitário, academia ao ar livre e playground,
Ao todo, o local conta com três ruas que levam nomes de árvores plantadas no local: Rua Jaqueira; Rua Castanheira e Rua Bacabeira. Foram colocadas 1.600 mudas para jardinagem, sendo 60 de árvores como: Bacabeiras, Oitizeiros, Sibipiruna, Pau-Ferro e Nim Indiano.
Geração de emprego e renda
A obra gerou mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos. Cerca de 150 pessoas, que foram contempladas com apartamentos, também tiveram a oportunidade de trabalhar no local, cuidando da pintura, arremates, limpeza e ornamentação do residencial, com novos apartamentos.
Com informações de Kelison Neves
Foto: Maksuel Martins/GEA, Max Renê/GEA e Nayana Magalhães/GEA