Municípios

Reforma emergencial das pontes do Santo Antônio da Pedreira e Igarapé do Lago é concluída em Macapá

O Governo do Amapá concluiu a reforma emergencial das pontes sobre o rio Santo Antônio da Pedreira e sobre o Igarapé do Lago, localizadas no quilômetro 44,6 da Rodovia AP-070, na zona rural de Macapá. Com as obras, o objetivo é trazer mais qualidade no tráfego e na mobilidade da população.

Os serviços foram executados em 30 dias, conforme o cronograma da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), que executou as reformas e também disponibilizou uma equipe de fiscalização para atuar no controle do trânsito de veículos até que os trabalhos fossem finalizados.

Foto: Jamylle Nogueira

Na ponte do rio Santo Antônio, foi feita a substituição de peças como pilares, longarinas, pranchetas, deslizantes, guarda-corpo e outras estruturas que estavam danificadas. Já a ponte do Igarapé do Lago, que possui apenas 15 metros de extensão, e fica próximo à comunidade de Lontra da Pedreira, os serviços foram executados em menos de uma semana, com reparos emergenciais, como substituição de  pranchetas, guarda-rodas, deslizantes e guarda-corpo.

“O Governo do Amapá entrega duas estruturas que irão beneficiar toda a população que necessita das pontes para se locomover, em especial as comunidades rurais e ribeirinhas. Estamos trabalhando na captação de recurso para, em breve, iniciar o projeto da construção de pontes em concreto“, frisou o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás.

Reforma Emergencial

No dia 23 de agosto, o governador, Clécio Luís, assinou a ordem de serviço para o início da reforma da ponte em madeira sobre o Rio Santo Antônio possuiu 108 metros de extensão e está orçada em mais de R$ 308 mil, fruto de emenda impositiva articulada pelo deputado estadual, Júnior Favacho, com contrapartida do Governo do Estado. Já a Ponte sobre o Igarapé do Lago, é fruto de recursos do tesouro estadual.

Foto: Netto Lacerda/GEA

O tráfego de veículos das pontes é intenso, por conta do acesso da estrada que liga Macapá aos municípios de Itaubal e Cutias do Araguari. Além disso, as infraestruturas beneficiam mais de 150 moradores da comunidade de Santo Antônio da Pedreira e 76 comunidades ribeirinhas e rurais do entorno da área, que integram o município de Macapá.

 

Com informações de Jamylle Nogueira