Cidades

Rede elétrica que atende Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari recebe melhorias

Foi realizada no sábado, 28, uma ação de manutenção e melhorias na estrutura da rede elétrica nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, além das comunidades de Água Branca e Cupixi. A ação é parte dos esforços realizados pela CEA Equatorial na melhoria do fornecimento à região, que será beneficiada em breve com a construção de uma nova Linha de Distribuição de 69 KV, que substituirá a estrutura existente.

Foto: Divulgação CEA Equatorial

 

Ao todo, foram 80 colaboradores mobilizados, distribuídos em 12 equipes. Na ação foram realizados os seguintes serviços para a rede de distribuição: troca de postes, serviços de poda ao longo da rede, composta por seis alimentadores, substituição de estruturas entre chaves, cruzetas e isoladores.

Em relação aos serviços de alta tensão, foram realizadas adequações e seccionamento de fases com isoladores, além de implantação de religadores. Este trabalho permite uma melhoria na automação, garantindo uma comunicação direta com o Centro de Operações Integrado (COI) em Macapá. Essas mudanças agilizam o atendimento de ocorrências de falta de energia na região.

“O trabalho de automação realizado foi muito importante, pois os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca tem um histórico de ocorrências de alta complexidade por conta das condições da atual linha de distribuição. Essa ação já permite uma evolução da nossa atuação”, disse o Gerente do Centro de Operações, Fabrício Oliveira.

Novas ações

Ao longo do primeiro trimestre novas ações de melhoria serão realizadas no sistema que atende a região. No dia 6 de janeiro, a CEA Equatorial reuniu com representantes de ambos os municípios e apresentou o projeto da obra da nova Linha de Distribuição. Os primeiros 30 quilômetros desta linha devem ser construídos ainda no primeiro trimestre de 2023.

Os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari também foram os primeiros a receberem ações do E+ Comunidade em 2023, onde foram realizadas ações como troca de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social e troca de geladeiras antigas por novas.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da CEA Equatorial