Política

Prouni abre inscrições para o 1º semestre de 2024

Processo seletivo do 1º semestre ofertará mais de 406 mil bolsas, sendo dois terços integrais e um terço parciais. Inscrições irão até 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os interessados em participar devem se inscrever até as 23h59 (de Brasília) de 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Essa edição oferta 406.428 bolsas — sendo 308.977 integrais (100%), o que representa 76% do total ofertado, e 97.451 parciais (50%) —, distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.  

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no login único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.   

No momento da inscrição, é preciso informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC n. 1, de 2015.  

RESULTADO  O processo seletivo do primeiro Prouni de 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada) de 2024.   

Confira o cronograma completo do Prouni

PROUNI– O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo é o estudante sem diploma de nível superior. O Prouni tem duas edições por ano com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O programa foi criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005.

Com informações do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Superior (Sesu)