Educação

Projeto Criança Saudável atende alunos do ensino infantil da rede municipal de Macapá

Compartilhe

As secretarias municipais de Saúde, Educação e Vigilância em Saúde, deram início ao projeto intersetorial Criança Saudável. A Escola Municipal de Educação Infantil Ana Cristina Ramos Brito, no bairro Perpétuo Socorro, recebeu as equipes nesta terça-feira, 19.

Mais de 450 alunos da educação infantil passaram por uma avaliação nutricional. A ideia do projeto é diagnosticar se há casos de desnutrição, sobrepeso, obesidade, entre outros diagnósticos, e a partir disso, desenvolver estratégias de combate a essas comorbidades.

Foto: alunos da EMEI Ana Cristina Ramos Brito /Click Comunicação

Em caso de identificação de qualquer uma das situações citadas acima, a princípio, os pais são orientados a levarem a criança para atendimento numa Unidade Básica de Saúde (UBS)

Além da verificação de peso e altura das crianças, faz parte da avaliação nutricional, a entrevista com os pais ou responsáveis pelo aluno, para o conhecimento da rotina e hábitos alimentares da criança.

Foto: Ascom SEMED

 O subsecretário de gestão educacional, Ebrely Andrade, falou da importância do projeto nas escolas para o desenvolvimento das crianças. “É um projeto necessário para conhecermos sobre a saúde de nossos estudantes e desenvolvermos estratégias de combate à desnutrição, sobretudo, oferecendo uma merenda escolar de qualidade, que contenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, pontuou o subsecretário Ebrely.

O projeto Criança Saudável, vai atender aproximadamente 10 mil alunos da educação infantil até o fim deste ano, com os atendimentos de  Antropometria (verificação de peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal-IMC, entre outros), suplementação de vitamina A e vacinação.

Foto: Click Comunicação

O projeto Criança Saudável é coordenado pelo Departamento de Ciclos da Vida e Divisão de Nutrição e Promoção da Semsa.

Compartilhe