Educação

Programação educativa e cultura marcará os 78 anos da Escola Barão do Rio Branco, em Macapá

Compartilhe

Uma das instituições de ensino mais antigas e tradicionais do Amapá, a Escola Estadual Barão do Rio Branco completa 78 anos neste sábado, 20 de abril. Para celebrar a data, uma extensa programação foi montada para os estudantes.

Durante a festividade, haverá a entrega de certificados e apresentações culturais. Além disso, o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Amapá e de Macapá na praça em frente à escola marca a importância da data.

“Ao longo da semana, montamos uma programação diversificada para celebrar este dia, com oficinas temáticas, exposições, palestras e atividades com foco na história da nossa escola. É importante para os estudantes conhecerem o valor que o local possui para o Amapá”, ressalta a diretora da escola, Maria de Nazaré Barbosa.

Foto: Ascom GEA

Com uma história de tradição, a Escola Estadual Barão do Rio Branco relembra a fundação do extinto Território Federal do Amapá. Atualmente, o estabelecimento de ensino atende cerca de 1,2 mil estudantes do ensino fundamental.

Além de ser a primeira escola construída em alvenaria, a instituição homenageia José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, personalidade que defendeu as terras amapaenses no século XIX.

José Paranhos nasceu em 1845 e estudou Direito. Sua trajetória é marcada por diversas profissões, como jornalista, professor de história, promotor público, membro da Academia Brasileira de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Programação de aniversário neste sábado, 20 de abril:

8h – Hasteamento das bandeiras e canto do Hino Nacional com a banda de música da Polícia Militar

9h30 – Apresentação cultural com Laura do Marabaixo;

11h – Entrega de certificação para professores, conselheiros e representantes de turmas

11h30 – Apresentação de hip hop, lanche e corte de bolo

Compartilhe