Municípios

Programa Saúde na Escola tem ações significativas no município de Santana

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem promovido, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, ações de grande relevância para a saúde e educação integral nas escolas de Santana. Na segunda-feira, 25, ocorreu mais uma edição do projeto na Escola Municipal Matapi Mirim.

Durante a visita da equipe, foram ministradas palestras e fornecidas orientações sobre nutrição, alimentação saudável, higiene bucal, além de atividades práticas relacionadas a esses temas.

Uma das coordenadoras do programa, Janaína Braga, destacou a importância da parceria entre saúde e educação para o desenvolvimento das crianças. “A participação conjunta desses dois pilares é de suma importância, pois fortalece a base das crianças em nosso município. Saúde e educação caminham de mãos dadas”, ressaltou.

No pátio da escola, durante a orientação sobre saúde bucal, a dentista Juliana Leite conversou com as crianças, que também receberam escovas de dentes e participaram de uma aplicação de flúor. “Orientamos sobre a escovação correta, o uso do fio dental e do flúor. Na parte prática da palestra, eles participam de uma sessão de escovação e aplicação de flúor, de forma que sejam incentivados a manter uma boa higiene bucal diariamente para prevenir doenças”, explicou a dentista.

O Programa Saúde na Escola representa uma estratégia de integração entre saúde e educação para promover o desenvolvimento da cidadania e a melhoria das políticas públicas no Brasil. Seu objetivo é desenvolver políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo a saúde e a educação integral.