Iniciou nesta segunda-feira (18) a primeira ação de 2024 do Programa Mais Sorrisos, do Governo do Amapá. Moradores da comunidade Vila Maranata, em Mazagão já estão passando por serviços de triagem odontológica, e a partir do dia 20 até 27 de março, os atendimentos serão mais especializados.

A iniciativa conta com procedimentos de saúde bucal de baixa e média complexidade, como tratamento de canal, limpeza, extração, colocação de pino e coroa, feitos com tecnologia moderna, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Além disso, ainda serão realizados exames laboratoriais, triagem clínica, atendimento pediátrico, nutricional e farmacêutico. O projeto é coordenado pela cirurgiã dentista Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões para a ação.
“Os serviços são feitos com profissionais de saúde especializados na área. Após a triagem, são feitos atendimentos prévios de saúde, como restauração e extração dentária. Com isso, a partir de quinta-feira, 21, os pacientes sairão daqui com os dentes totalmente reabilitados”, destacou o gerente em saúde bucal da Sesa, Thiago Mota.
Mais Sorrisos
O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.
Além da Vila Maranata, comunidades adjacentes, localizadas na foz do Rio Ajuruxi, também receberão os serviços de saúde, garantindo o acesso a toda a população.
As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do projeto “32 Amazônia”, que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.