Na ação, que aconteceu neste sábado, 11, na UBS do município, também foram entregues 1.000 kits de higiene bucal.
O programa Mais Sorrisos, promovido pelo Governo do Amapá, levou mais de 300 atendimentos odontológicos para moradores de Pracuúba, distante cerca de 256 quilômetros de Macapá. Foram realizados procedimentos cirúrgicos na área da endodontia, que cuida da parte interna dos dentes, como o tratamento de canal, além de intervenções mais simples como limpeza, extração, raspagem e restauração.
A ação no município contou com a parceria do Instituto Brasil Futuro, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Igreja Assembleia de Deus, onde também foram ofertados serviços de saúde e entregue mais de 1.000 kits de higiene bucal. O Mais Sorrisos é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Cassia Klein, ressalta que o programa é voltado para atender regiões distantes do estado, e a ida da iniciativa à Pracuúba foi um pedido direto da população que o Governo do Amapá prontamente atendeu.
‘Viemos hoje a Pracuúba a pedido da população do município, e que chegou até nós por meio dos nossos parceiros aqui da ação. Estamos com uma equipe muito grande de dentistas e técnicos em saúde bucal, realizando atendimentos para as crianças, adultos e idosos. E a partir dessa iniciativa, o programa Mais Sorriso continua avançando pelo Amapá inteiro’, explica Cássia.
O momento contou com a participação de especialistas em saúde bucal para crianças, que realizaram orientações de escovação e encaminhamento para os tratamentos necessários. A odontopediatra Isabela Góes participou da ação pela primeira vez e se emocionou ao expressar sua alegria.
‘É muito gratificante para mim, é a primeira vez que eu estou participando do projeto Mais Sorriso e aqui em Pracuúba, com o Governo do Estado, é muito importante a gente tratar da saúde da criança, porque é o início de tudo. Então, se a gente conseguir fazer essa parte preventiva, a gente faz com que essas doenças bucais não evoluam. E por isso a minha felicidade de estar participando do projeto’, diz Isabela, emocionada.
Ivana Oliveira, mãe do Asafe, de 9 anos, foi uma das pessoas que receberam atendimento e celebrou a presença dos profissionais do Governo do Amapá no município.
‘Nós temos aqui na comunidade, o dentista que faz os atendimentos e é muito bom, mas ter um profissional especializado para crianças era o que estávamos precisando já tem algum tempo, eu estou muito feliz porque precisamos dessa atenção e receber esse apoio do Estado é maravilhoso’, relata Ivana.
Mais Sorrisos
A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari. Em março de 2024, o programa foi até a comunidade de Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão, onde foram contabilizados cerca de 2,3 mil procedimentos odontológicos e de saúde, que resgataram a dignidade e o sorriso dos ribeirinhos que vivem na região.
Com informações de Thaysa Ruane