A primeira noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, na sexta-feira, 21, foi marcada pela presença de centenas de espectadores no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A programação, que terá 12 dias de apresentações com 59 grupos juninos, além de shows nacionais, reúne tradição, cultura e entretenimento na Cidade Junina.
Quem prestigiou a Cidade Junina garante que vai retornar para aproveitar mais o lugar. Essa foi a promessa da Ingrid Marcele Santos, de 30 anos, que ficou encantada com a estrutura e a ornamentação do espaço.
“Essas bandeirinhas coloridas, balões, fogueiras, tudo lembra a minha infância, eu amei isso, sem contar com a estatura com segurança e conforto que temos. Vou voltar para aproveitar mais”, garantiu Ingrid, que não poupou elogios à organização do evento.
Com coreografias e figurinos criativos, cores, histórias, música, encenações e animação, os grupos juninos tradicionais e estilizados, brilharam ao longo da noite.
Gabriel Ferreira, de 23 anos, da quadrilha junina Explode Coração, veio do município de Santana. Ele contou que está orgulho em representar a tradição. O grupo levantou o público levando para a pista, o tema “Meu Sertão do Bem e do Mau”.
“Viemos falando do sertão, tão castigado pela fome, pela sede, do povo sofrido do cangaço, fiquei emocionado com tantos aplausos, com o entusiasmo de quem estava aqui, não tenho palavras para descrever o momento”, disse o quadrilheiro, emocionado e cheio de gratidão após a apresentação.
Nas barracas de iguarias típicas como o vatapá, tacacá, maniçoba, pamonhas, bolos e mingau de milho, a movimentação também foi intensa. Há quem goste dessa época do ano pelas delícias que compõe os cardápios, e esse é o caso de Naldima Furtado, de 53 anos, e da Camila Furtado, 43.
Elas não abriram mão de se deliciarem na praça de alimentação montada na Cidade Junina. “Pedi um vatapá, provei o tacacá, vou tomar um mingau e depois prestigiar a programação cultural do evento que está muito legal”, falou Naldima.
Já Camila, preferiu as iguarias doces e recheadas de milho. “O bolo de milho e a pamonha estavam deliciosos, a praça de alimentação oferece muitas variedades, tudo está bom aqui”, comentou a servidora pública.
Diversão, animação e muitos registros de fotos resumiram a noite de Renata Amaral, de 34 anos. Ela, juntamente com as filhas, Maria Cecília, de 1 ano, e Maria Clara, de 16 anos, visitaram todo o espaço da Cidade Junina e prestigiaram as atrações culturais.
“A cidade está linda, tem uma variedade de comidas típicas, brincadeiras, levei minhas filhas em todos os espaços e vamos finalizar a noite aqui na arena de apresentação”, disse a dona de casa.
O Arraiá do Povo atraiu centenas de pessoas para a arena de shows nesta primeira noite. O espetáculo ficou por conta do grupo Monobloco, da banda Companhia do Calypso e da artista Rebeca Lindsay.
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Com informações de Mônica Silva