Geral Parlamento

Primeira edição do Programa Capacita+ reúne cerca de 250 pessoas em Macapá

Lançamento contou com a palestra “Aprenda a fazer seu currículo na prática”.

A primeira edição do Programa Capacita+ reuniu cerca de 250 pessoas em Macapá. O evento realizado na quinta-feira (23), proporcionou formação gratuita para jovens e adultos, com objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. A iniciativa é uma realização do mandato do deputado estadual Lorran Barreto (PSD).

No lançamento do programa, a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Sarah Rabelo, ministrou a palestra “Aprenda a fazer seu currículo na prática”. Com sete anos de experiência na área de recursos humanos, a profissional conduziu um momento prático, auxiliando os participantes na elaboração de currículos eficientes e também deu dicas de como se portar na entrevista de emprego.

“A palestra trouxe um guia de como preparar um currículo de excelência, analisando itens como foto, objetivo, layout, contatos, descrição das funções, formação e capacitação, além das etapas após a produção, como definição das empresas e o envio. O currículo é a primeira etapa para construção de uma carreira, por isso este momento foi tão importante”, explicou a especialista.

O estudante Luiz Fernando, de 17 anos, busca o tão sonhado primeiro emprego. A meta fez o jovem sair do município de Mazagão, a aproximadamente 30 quilômetros de Macapá, para participar da palestra.

“Saí de Mazagão, junto com meu amigo João Paulo, para este evento, e tenho esperança que vai dar tudo certo. Muitos jovens não pensam em fazer um currículo profissional, alguns ainda estão concluindo os estudos ou querendo fazer faculdade. Eu mesmo nunca tinha feito um bom currículo, por isso a palestra foi boa, pois ensinou como ter mais chances de ser contratado”, destacou.

Já a estudante Estefany Patrícia Martins, de 19 anos, viu no Capcita+ a oportunidade de melhorar a apresentação. A jovem, que trabalha como cuidadora de crianças e também faz curso técnico de enfermagem, pretende pôr em prática todos os ensinamentos para construir uma carreira.

“Faço curso de enfermagem e a palestra vai me ajudar no mercado de trabalho, pois vou melhorar o meu currículo e colocar como  experiência profissional. Espero que este projeto do deputado Lorran possa continuar e capacitar mais pessoas”, comentou a estudante.

Programa

Promover desenvolvimento profissional e econômico da região são algumas das metas do Capacita+, que busca oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para os cidadãos amapaenses.

Conforme o deputado estadual Lorran Barreto, a principal finalidade é contribuir com a redução da taxa de desemprego no Amapá, preparando indivíduos para ingressar no mercado de forma competitiva.

“O projeto surgiu com a finalidade de tentar reduzir o desemprego por meio do conhecimento, pois sabemos que o Amapá possui números alarmantes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, o nosso Estado alcançou 12,4% de alta na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2023. Por isso, o Capacita+ é resultado de um sonho do mandato em ajudar os amapaenses a conseguir a tão sonhada vaga”, completou o parlamentar.

Para o ano de 2024, estão previstas novas edições com cursos, treinamentos e mentorias em diversas áreas profissionais. Ao longo do mandato, também pretende-se expandir o projeto para outros municípios do Amapá.