Mais de 170 matérias foram votadas pelos parlamentares durante o evento que descentraliza as ações da Assembléia Legislativa.
O município de Porto Grande, a cerca de 100 quilômetros de Macapá, recebeu a 5ª Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O evento objetiva estreitar os laços entre o Poder Legislativo e a população, promovendo maior participação cidadã nas decisões políticas e nas soluções dos problemas do dia-a-dia.
A atividade foi realizada na quarta-feira (30), na Quadra Poliesportiva da Praça Subestação, no bairro Malvinas. Foram apresentadas cerca de 240 proposições à população, com mais de 170 matérias aprovadas, incluindo requerimentos, indicações, projetos de lei, moções de aplausos e entrega de título de cidadão amapaense.
A iniciativa reuniu moradores da sede de Porto Grande, agricultores do Cupixi e Matapi, além de representantes das associações de extrativistas do Rio Araguari, dos garimpeiros do Vila Nova e assentamentos da região. Participaram também autoridades municipais e estaduais.
O produtor rural Renan Massonico, de 32 anos, aproveitou a sessão para utilizar a tribuna do povo, conforme estabelecido no regimento interno da Alap, para uso da população nas itinerantes.

“Interessante essa proposta da Assembleia de ir até a cidade para escutar as dificuldades. Aqui, falei enquanto representante do agronegócio. Meu pedido é que os parlamentares intercedam por essa pauta, para ajudar principalmente no desenvolvimento do setor primário”, explicou.
Segundo o deputado estadual Lorran Barreto (PSD), a interiorização das atividades parlamentares permite a execução de um trabalho participativo, ouvindo os moradores, contribuindo para uma melhor solução das demandas apresentadas.

“Tenho um carinho especial por Porto Grande, uma cidade que conheço desde muito jovem. Durante este ano, tive a oportunidade de visitar várias vezes no exercício do mandato. Apresentamos requerimentos e indicações de melhorias, como um pedido para efetuar o transporte de agricultores no Rio Araguari e a estruturação dos centros de referência da assistência social e de atendimento à mulher”, enfatizou.
Dentre as proposições de autoria do deputado Lorran Barreto para o município, destacam-se também os pedidos de implantação de um polo da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), a construção de um ginásio poliesportivo nas escolas estaduais Elias de Freitas Trajano e Ribamar Teixeira, além da aquisição de uma embarcação para efetuar a travessia de agricultores e da produção do assentamento Manoel Jacinto.
Evento
A sessão itinerante continuará na região centro-oeste do Amapá. Nesta quinta-feira (31), o município de Ferreira Gomes recebe a sexta edição. O evento terá início às 17h, na Escola Estadual Professora Maria Iraci Tavares, localizada na rua Duque de Caxias, 521, Centro Histórico e orla da cidade.
Com informações da Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Lorran Barreto