Segurança

Plano Integrado de Segurança, Trânsito e Transporte da 52ª Expofeira é apresentado pelo governo do Amapá

O Governo do Estado apresentou nesta segunda-feira, 25, o Plano Integrado de Segurança, Trânsito e Transporte da 52ª Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As estratégias são para garantir tranquilidade tanto para o público visitante quanto para as pessoas que irão trabalhar no evento a partir da sexta-feira, 29.

Mais de 4,6 mil agentes das Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão atuar na segurança do evento, com policiamento aéreo, a pé e monitoramento por drones. Também haverá serviços de Polícia Judiciária, de Polícia Penal, periciais de socorro e resgate.

Haverá, ainda, videomonitoramento com reconhecimento facial e monitoramento de tornozeleiras eletrônicas. Com o planejamento, o reforço da segurança na 52ª Expofeira não deixará os outros bairros e municípios descobertos, como reforçou o governador, Clécio Luís.

Foto: Maksuel Martins/GEA

“O policiamento continua normalmente em todo o estado, especialmente na região metropolitana, que inclui Macapá, Santana e Mazagão. Para isso, o Governo do Amapá implementou uma escala extra remunerada, garantindo que o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiro Militar esteja em plena atividade nestes dez dias”, destacou o governador.

Efetivo militar

Do efetivo total, mais de 3 mil agentes serão policiais militares, que contarão com 320 viaturas. Uma sala dentro do Parque de Exposições da Fazendinha vai concentrar o Centro Integrado das Forças de Segurança para facilitar a operação dentro e no entorno do evento.

O Corpo de Bombeiros tem acompanhado toda a montagem da estrutura no Parque de Exposições, com foco na segurança dos espectadores. Além disso, a corporação está orientando os empreendedores, sobretudo, que trabalham com a venda de alimentos, para manter cuidados que evitem acidentes.

Trânsito e transporte

Para facilitar o tráfego de veículos na Rodovia Josmar Pinto, será criada a via expressa com a circulação exclusiva de motoristas de veículos por aplicativos, ônibus, táxis e mototáxis.

Para evitar grandes congestionamentos, a orientação é que as pessoas optem por deixar o veículo em casa e utilizem o transporte coletivo, ou alternativo, como explicou o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e coordenador de Transporte Público e Comercial da 52ª Expofeira do Amapá, Elvis Murilo.

“Dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, nós teremos espaço para 5 mil veículos, além disso, haverá opção de estacionamento no ramal do Pólo Hortifrutigranjeiro e no Ramal do Alemão. Mas, ainda assim, não será suficiente. Então, a orientação é que as pessoas possam utilizar o transporte alternativo para que possamos diminuir o tráfego e o congestionamento”, afirmou Elvis Murilo.

Foto: Maksuel Martins/GEA

Os agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos ao longo da rodovia, garantindo a segurança e orientando os motoristas. O plano operacional ainda contará com o suporte da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), da Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac) e Guarda Municipal de Macapá (GCMM). Cerca de 260 agentes atuarão para controlar o tráfego.

“Todo o nosso plano foi com base em eventos da Expofeira de anos anteriores. O código de trânsito diz que nenhum evento de grande porte pode iniciar sem autorização do órgão competente. Nós fizemos um estudo de impacto e planejamento para que tenhamos um trânsito fluido e com segurança para todos que venham para o Parque de Exposições da Fazendinha”, pontuou o diretor do Detran, Rorinaldo Gonçalves.

 

Com informações de Worchiely Costa