Iniciou nesta segunda-feira, 04, o primeiro encontro de 5 reuniões que serão realizadas pela Prefeitura de Macapá, neste mês de dezembro, para debater as dificuldades e as necessidades de melhorias para a mobilidade urbana da capital. A partir dessas oficinas será possível elaborar o primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Macapá.

Essa primeira reunião aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados no Amapá. Mais de 20 entidades representativas da sociedade participaram. A Elaboração do Plano está sendo coordenada pela Companhia de Trânsito e Transporte e EGL Engenharia. O PlanMob está na fase de preparação e diagnóstico para somente depois se tornar lei. O plano terá validade por 10 anos.
A diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida, destacou ser a primeira vez que a gestão municipal se organiza para criar um plano de mobilidade urbana para o município.

‘’Estamos debatendo a necessidade e bem-estar da população. E esse é o foco do planejamento, sempre buscamos ouvir a comunidade e entidades civis para entregarmos um serviço público de qualidade’’, disse a presidente da CTMac.
Nesta primeira etapa foram debatidos quatro temas: pedestre; ciclista; transporte público; segurança viária; transporte fluvial e transporte de carga.
O PlanMob está vinculado ao Plano Diretor Municipal e obedece às diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais.
Cronograma das reuniões:
Zona Norte
Data: 6 de dezembro
Hora: 18h
Local: Emef Josafá Aires – Infraero 1
Central
Data: 7 de dezembro
Hora: 18h
Local: Emef Aracy Nascimento – Santa Rita
Zona Oeste
Data:11 de dezembro
Hora: 18h
Local: Sest Senat – Cabralzinho
Zona Sul
Data:15 de dezembro
Hora: 18h
Local: Emef Cacilda Ferreira Vasconcelos – Fazendinha