Com a proximidade da Festa de São Tiago, que este ano completa 247 anos de história, o Governo do Amapá e a prefeitura do município iniciaram o planejamento de limpeza do distrito de Mazagão Velho, que recebe anualmente, centenas de visitantes para participar dessa que é uma das maiores manifestações culturais do estado.
A festividade, que será de 16 a 28 de julho, mistura cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios moradores. E para preparar a cidade, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) e a Secretaria de Meio Ambiente de Mazagão trataram do convênio de limpeza e destinação final de resíduos sólidos.
O encontro, na última segunda-feira, 17, reuniu gestores, o sub-prefeito, tenente Neves, o presidente do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Alexandre Queiroz de Jesus, e o representantes da empresa Equinox, que presta o serviço na localidade.
Foram discutidos o repasse dos recursos financeiros, manutenção da prestação do serviço, e as diretrizes do sistema, levando em consideração o número de visitantes que Mazagão recebe, para manter a conservação do patrimônio histórico do distrito de Mazagão Velho.
A analista de Infraestrutura da SDC, Ana Ruth do Rosário, reforça a importância de fortalecer a parceria para o desenvolvimento sustentável, assim, conservando a história do Amapá.
“Muitos devem pensar que é somente a coleta de lixo, porém a conservação do meio ambiente, do solo é primordial, principalmente quando falamos de um lugar com história como Mazagão Velho. A cidade recebera limpeza para todos os festejos”, reforçou Rosário.
Com informações Ascom GEA