Municípios

Pedra Branca do Amapari abre programação que promove sustentabilidade do meio ambiente

O mês de junho será marcado por uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental e promoção da sustentabilidade em Pedra Branca do Amapari. A campanha Junho Verde promovida pela Prefeitura em parceria com diversas secretarias e instituições promete engajar a comunidade em práticas que podem ajudar na preservação dos ecossistemas.

A cerimônia de abertura aconteceu na tarde desta quarta-feira, 5 de junho, no Centro de Convenções, com a presença de representantes da comunidade e secretarias envolvidas. O evento contou com palestras e o lançamento do Programa Amapari Sustentável, apresentado pelo secretário de municipal de Meio Ambiente, Raphael Santana.

Programação

Entre os dias 10 e 14 de junho, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoverá a ação Floresta+ e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e nos dias 12, 13 e 14 de junho uma exposição apresentará estudos desenvolvidos pelo curso de Biologia da Unifap, também haverá apresentação pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) dos resultados prévios do inventário de fauna da RESEX Beija-flor Brilho de Fogo.

No dia 15 de junho haverá trilha monitorada até a Cachoeira da Fumaça, já no dia 19 uma ação itinerante de CAR e orientação ambiental de boas práticas na comunidade rural do Sete Ilhas oferecerá serviços como de solicitação, retificação e segundas vias do CAR, orientação sobre licenciamento ambiental, projetos de piscicultura, palestras sobre linhas de crédito e financiamento, oficinas de boas práticas no campo e emissão de autorizações ambientais simplificadas e para queima controlada, além da emissão de CAF.

A programação prossegue no dia 17 com visita monitorada de alunos do curso Técnico em Controle Ambiental do Ifap até o aterro controlado do município e apresentação do projeto Composta Amapari. No dia 20 de junho haverá peça teatral do Amapari Sustentável na Escola Sete Ilhas, destacando temas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Entre os dias 24 e 27 de junho será realizado um treinamento do Amapá Terras sobre regularização fundiária que capacitará os participantes em conhecimentos essenciais para a gestão sustentável das terras. O encerramento do Junho Verde acontecerá no dia 28 de junho com a reunião do Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente (FOSMAAP).