Educação

Parte da Rede Estadual de ensino volta às aulas hoje

O ano letivo na Rede Estadual de Ensino inicia nesta quinta-feira, 23, para 110.585 alunos matriculados em 383 escolas, que atendem às zonas urbana, rural e aos territórios indígenas do Amapá. Outras 18 unidades de ensino passam por revitalizações e vão retornar às atividades em outras datas.

Para garantir a estrutura das escolas na volta às aulas, o Governo do Amapá investiu, em janeiro e fevereiro, mais de R$4,8 milhões em manutenção, alimentação escolar e entrega de equipamentos e mobiliários para as unidades de ensino.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) orienta os professores, gestores, funcionários e alunos sobre o uso de máscaras, que continua recomendando em ambientes fechados.

A programação de volta às aulas também ficará a critério de cada escola, sendo que os primeiros dias letivos são dedicados a algumas dinâmicas e atividades de acolhimento aos estudantes.

Foto: Reprodução

Escolas em reforma

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, detalha que 18 escolas não vão iniciar no mesmo dia, em decorrência de ajustes, como obras de reforma e revitalização.

“Essas escolas terão outro  calendário escolar, sem impactar no aprendizado dos alunos. Os ajustes serão feitos para que o ano letivo transcorra dentro da normalidade e com bastante sucesso. Vamos informar à comunidade escolar sobre as novas datas”, esclareceu a gestora.

Rede Estadual de Ensino em números

O Estado tem 7.595 professores em seu quadro. São 21.812 alunos matriculados nos anos iniciais (fundamental 1); 48.384 nos anos finais (fundamental 2); 28.457 no ensino médio,; 9.700 alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); 1.565 na Educação Profissionalizante; 6.999 matriculados na educação especial.

 

Texto: Cleia Andrade