Economia

Pagamento da antecipação do 13° salário e benefício do INSS começa nesta quinta

Recebe primeiro quem ganha até um salário-mínimo e tem final de inscrição 1

O Instituto Nacional do seguro Social (INSS) vai começar a pagar nesta quinta-feira, dia 25/05, a antecipação da primeira parcela do 13° salário juntamente com o benefício do mês de maio para quem ganha até um salário-mínimo.

Os primeiros a receber os créditos são os beneficiários quem ganham até um salário-mínimo e possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

A partir de 1º de junho, começarão a receber aqueles que ganham mais que o piso nacional e têm cartão do NIS com final de inscrição 1 e 6. Todos os pagamentos vão ser feitos até 7 de junho.

Foto: Divulgação

Anualmente, o abono é pago entre agosto e novembro. Contudo, a antecipação do pagamento foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 4 de maio.

A primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos de impostos. Somente na segunda parcela incide a tributação. A consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS.

O abono é depositado a aposentados e pensionistas por morte, além daqueles que tenham recebido, neste ano, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Por lei, não têm direito os segurados que recebem benefícios assistenciais.

 

Com informações da Ascom