Saúde

Pacientes com HIV recebem assistência ambulatorial especializada do governo do Amapá

Compartilhe

Os serviços são desenvolvidos de forma integral, por meio de uma equipe multiprofissional.

O Governo do Estado oferta serviços especializados a pessoas que convivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis, Hepatites B e C, garantindo o acesso e o tratamento adequado. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam orientações, testes rápidos e acompanhamento dos pacientes encaminhados para a unidade.

Após serem referenciados pela atenção básica de saúde, os usuários dão entrada no SAE/CTA, recebem o primeiro acolhimento e fazem exames laboratoriais para a checagem da patologia. Com os exames, é possível avaliar a função do sistema imunológico, diagnóstico de tuberculose e carga viral.

No SAE, a pessoa enferma também tem acesso ao consultório odontológico exclusivo para cidadãos com HIV e são atendidos 10 por dia.

O SAE/CTA realiza a dispensação de medicamentos específicos e possui uma equipe multiprofissional, com médicos, infectologistas e ginecologistas que atendem os pacientes e acompanham o processo do tratamento de forma individualizada, com serviço de nutrição, serviço social, psicólogo, consultas de enfermagem e farmácia.

O primeiro atendimento é realizado na Atenção Básica de Saúde. Foto: Paolla Gualberto

“Nossa demanda é alta, mas procuramos ofertar um acolhimento humanizado. Reforçamos que o tratamento é essencial para uma boa qualidade de vida. O atendimento é completo, assim como também, o acompanhamento desenvolvido na unidade”, revela a médica, Kiane de Deus. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, na rua Jovino Dinoá, nº 1251, bairro Central.

 

Com informações de Paolla Gualberto

Compartilhe