O Governo do Estado realizou mais de dois mil atendimentos em saúde durante a “Operação Opuka”, que aconteceu entre os dias 14 a 16 de agosto, no território indígena Wajãpi, na aldeia Aramirã, localizada no município de Pedra Branca do Amapari.
Parceira da operação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu na região serviços que só poderiam ser acessados após deslocamento, como atendimento em saúde bucal, clínica médica, apoio ao diagnóstico e exames laboratoriais, além do acolhimento de enfermagem.
“Os projetos de saúde voltados para os territórios indígenas são contínuos, para que os povos originários tenham acesso a serviços dos mais básicos aos mais especializados”, enfatizou a coordenadora estadual de saúde indígena da Sesa, Alessandra Macial.
Além do acolhimento clínico, a Sesa também ofertou assistência farmacêutica, com a dispensação de 3.534 medicamentos, entre injetáveis e comprimidos. O posto de saúde do polo base Aramirã também foi abastecido pela secretaria, para dar continuidade aos serviços médicos da localidade.
“É muito importante que todos estejam aqui, por nós. Mas precisamos de mais atendimentos como esses. O pessoal vem de outras aldeias pra cá, porque tem dificuldades de sair pra procurar ajuda”, afirma a cacica, Aniarati Wajãpi.
A “Operação Opuka” é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e norte do Pará, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Juustiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.