Saúde

Obras de reforma e ampliação do complexo de Saúde de Santana está com 85% dos serviços concluídos

O Governo do Amapá segue investindo na saúde e acompanhando as obras de reforma e ampliação em andamento dos hospitais, a exemplo do Complexo de Saúde de Santana. Na quinta-feira, 6, o governador Clécio Luís voltou a visitar o local, que está com 85% dos serviços concluídos.

Acompanhando os trabalhos desde o início do ano, desta vez, o governador conheceu os espaços que já estão prontos como consultórios, ambulatórios e salas vermelha, de gesso e de trauma.

“Esta é uma mudança importante no atendimento, acolhimento, na dignidade, na atenção, mas principalmente na resolutividade, porque é para isso que as pessoas procuram o hospital, para ter os problemas de saúde resolvidos. E é isso que nós queremos também. Ainda falta muito, estamos distantes daquilo que o povo merece, que o povo precisa, e o que nós queremos também, mas a cada dia, estamos avançando”, destacou o governador.

O Complexo contará com o Hospital de Emergência (HE) adulto e infantil, com 77 leitos clínicos, Centro Obstétrico e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que terá enfermaria, sala vermelha, farmácia e centro cirúrgico, além da maternidade com capacidade para 20 leitos.

Foto: Netto Lacerda / Secom

“Hoje, nas visitas às obras do Complexo de Saúde de Santana, falamos com a empresa que está prestando os seus serviços e até o final do primeiro semestre, provavelmente, já teremos a entrega do espaço com a emergência pediátrica e adulta, novos leitos para a maternidade e também UTI pediátrica e neonatal”, frisou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

São investidos aproximadamente R$ 21 milhões do Tesouro Estadual para a obra, que é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

“O complexo vai atender o que funciona, provisoriamente, nas tendas do Hospital de Santana. Assim que as partes de atendimento, da recepção, urbanização e acesso de veículos e de pessoas forem concluídas, o Governo deve entregar a obra como um todo”, explicou David Covre, secretário de Infraestrutura.

 

A visita técnica contou com a presença de secretários, do deputado estadual Jory Oeiras, e de vereadores. Para lideranças políticas, o esforço do Estado para melhorar a saúde do município santanense tem sido um compromisso com a população.

“Nesta gestão, a saúde está recebendo investimentos e sendo priorizada. Não adianta ter a melhor praça, a melhor rua, o melhor emprego, se a população estiver doente e sem acesso a serviços básico de saúde”, pontuou o vereador de Santana, Mário Brandão.

 

Texto: Kelison Neves