O Governo do Estado lançou o novo Amapá Jovem totalmente reformulado para ampliar, capacitar e potencializar os atendimentos à juventude. A mudança é uma proposta do Plano de Governo, que estabeleceu eixos de seleção para garantir o protagonismo amapaense.
Com as mudanças, além promover uma melhor inserção da juventude no mercado de trabalho, o novo Amapá Jovem reajustou os valores das bolsas ofertadas, que agora variam de R$ 250 a R$ 1,4 mil, a depender do eixo de inserção do beneficiário.
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv) divulgou nesta terça-feira, 11, o resultado do processo seletivo para bolsistas dos eixos, dos subprogramas Amapá Jovem na escola, no campo e universitário. O resultado pode ser conferido no site da Secretaria.
As inscrições da 2ª etapa foram referentes à chamada pública do edital nº 003 e aconteceram nos meses de abril e maio. A expectativa é que o resultado definitivo da 3ª etapa do Amapá Jovem Protagonista, que teve inscritos em todos os municípios do estado, seja divulgado nesta sexta-feira, 14. Nessa primeira fase foram mais de seis mil classificados para o Programa.
De acordo com a secretária da Juventude, Priscila Magno, o programa tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos, no estado do Amapá.
“A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, reduzindo o desemprego, favorecendo a reintegração social e fortalecendo o bem-estar dos participantes. Em breve, estaremos comunicando a data da cerimônia de recepção. A ideia é proporcionar experiências muito positivas, desde o momento da chegada deles ao Programa”, disse a gestora.
Conheça os seis eixos do Novo Amapá Jovem:
- Amapá Jovem na Escola: busca incentivar estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e pessoal, a partir de 15 anos de idade, a permanecerem na escola;
- Amapá Jovem Universitário: vai garantir a permanência de jovens de 16 a 29 anos no ensino superior, matriculados em instituições públicas ou privadas, beneficiários de programas como Prouni e FIES;
- Amapá Jovem no Campo: contempla a faixa etária de 15 a 29 anos e vai garantir inserção no mercado de trabalho rural, com visão empreendedora e foco nas oportunidades locais e regionais;
- Amapá Jovem Estagiário: vai proporcionar experiência de estágio, garantindo empregabilidade e protagonismo. Pode participar jovens de 16 a 24 anos, que estejam cursando ensino médio ou superior;
- Amapá Jovem Cidadão: propõe a permanência na escola, além de inserção no mercado de trabalho e na sociedade para jovens de 15 a 29 anos, que estejam cumprindo medidas socioeducativas ou penas restritivas de liberdade;
- Amapá Jovem Protagonista: vai incentivar a participação social da juventude na elaboração e execução de ações para desenvolver o Amapá Jovem.
Em todos os editais houve reserva de vagas de 5% para candidatos com deficiência, autodeclarados LGBTQIAP+, indígenas e quilombolas, pardos e negros.
Nesse processo, apenas o eixo Amapá Jovem Cidadão não será atendido por meio de edital de seleção, pois receberá demandas dirigidas de órgãos do Judiciário e Segurança Pública.
CONSULTE O RESULTADO AQUI
Com informações de Alice Palmerim