Cidades

No último fim de semana de julho, Museu Sacaca prepara programação para as crianças

Uma programação especial foi montada para os dias 29 e 30 de julho no Museu Sacaca. O último fim de semana do mês de férias, contará com atividades educativas e ao ar livre voltada para crianças de todas as idades. As atividades iniciam às 9h e seguem até 17h no sábado e domingo.

Segundo a gerente do Museu, Cristina Penafort, além das atividades diversas, a ideia é garantir uma experiencia sensorial dos estudantes, que terão a oportunidade de aproveitar o museu vivo com aspectos da cultura tradicional da Amazônia.

“Estamos um espaço que estimula o conhecimento tradicional da nossa região e valoriza nossa cultura, proporcionar este momento é atrair os jovens para cá e inspirá-los a conhecer mais da nossa fauna, flora e população tradicional”, explica a gerente.

O público poderá aproveitar atividades como karaokê, pintura de rosto, pintura livre, pula corda, pula elástico, bambolê, bole bole, brincadeiras de tabuleiro (uno, dama, quebra-cabeça), rapel, passeio de caiaque, passeio de regatão, contação de estória, teatro de fantoches e muito mais. A entrada é gratuita. Além disso, a equipe haverá palestras sobre cobras, passeio guiado pelo museu.

Foto: Maksuel Martins/GEA

O Museu Sacaca recebeu cerca de 15 mil visitantes no primeiro semestre de 2023. O espaço é administrado pelo Governo do Amapá e reúne cultura, história e ciência em meio à natureza em plena zona urbana da capital, possibilitando uma imersão na cultura dos povos tradicionais, como ribeirinhos e indígenas.

Os dados sobre as visitas ao local apontam que, de janeiro a junho de 2023, 77% dos visitantes do museu são amapaenses, a maior parte, estudantes. Já entre os estrangeiros, se destacam os cidadãos da Guiana Francesa e da França metropolitana, devido à fronteira com o país europeu.

Por ser um espaço que abriga áreas que representam a diversidade animal, ambiental e histórica da cultura popular amapaense, o Museu Sacaca se torna um dos principais pontos de visitação de estudantes de escolas públicas e particulares.

O Museu Sacaca está localizado na Av. Felíciano Coelho, 1509, bairro Trem, na Zona Sul da capital. O espaço fica aberto para visitação das 8h30 às 17h30 de segunda a domingo.

 

Com informações de Rafaela Bittencourt