O Governo do Amapá apresentou avanços nos índices de vacinação de rotina de crianças. Dados comparativos entre janeiro a abril de 2023 e 2024, mostram aumento de coberturas vacinais superior a 60% na maioria dos imunizantes ofertados na rede pública de saúde ainda no primeiro semestre do ano. Os números são da Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS).
Entre o maior quantitativo de vacinas aplicadas do calendário de rotina das crianças, está a BCG, que protege contra as formas graves de tuberculose. Em 2023, cerca de 43% das crianças entre 0 e 4 anos foram imunizadas, enquanto este ano 68% do público-alvo foi vacinado.
A vacina pentavalente, indicada para prevenir a difteria, o tétano e a coqueluche, atingiu 63% das crianças até os seis primeiros meses de vida em 2024, a cobertura é de 65%. Com a pólio, indicada contra a paralisia infantil para crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias, foi alcançado um público-alvo de 64% com a imunização no ano passado. Este ano, foram 66%.
Os dados também apresentam melhora nos percentuais contra a Hepatite B e Rota Virus, que chegaram a cobertura de 68% e 69% em 2024, antes do fim do primeiro semestre.
“É um resultado muito importante para o Programa Estadual de Imunizações e para a população amapaense. Acompanhamos uma redução das coberturas nos últimos sete anos. Agora, com o refoço das ações e monitoramento realizado pelo Governo do Amapá, conseguimos resgatar e fortalecer a proteção das nossas crianças”, reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
A ideia é alcançar a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde em todas as vacinas disponíveis para garantir a proteção da população, principalmente as crianças.
“Os dados ainda são preliminares, ou seja, temos o que crescer ainda. A mensagem importante a todos os pais e responsáveis para este novo ano é o de atualizar a carteira de vacinação dos seus filhos. É um ato de proteção para com eles e com todos”, destacou a coordenadora estadual de Vacinação, Angélica Oliveira.
Outras vacinas como a contra febre amarela, Tríplice Viral, Meningo C e Covid-19, também apresentaram aumento da cobertura entre as crianças. Atualmente, o estado oferta 19 tipos de imunizantes gratuitamente.
Com informações de Mônica Silva