O Governo do Amapá ampliou desde sexta-feira, 19, a vacinação contra a dengue para o público de 4 a 59 anos de idade. A medida segue orientação do Ministério da Saúde (MS), anunciada na quinta-feira, 18, e tem caráter excepcional, até o término das doses enviadas aos estados no início de abril.
A ampliação acontece até o esgotamento das vacinas distribuídas para os 16 municípios e ocorre devido a baixa procura nas Unidades Básicas de Saúde. A segunda dose será garantida para o público que receber o imunizante neste momento.
“A orientação é para otimizar a aplicação do imunizante e cada município terá autonomia para impulsionar a adesão, que ainda é baixa no Amapá”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Para a campanha, o Amapá recebeu 25.376 doses da vacina distribuídas em remessas. A mobilização teve início no dia 5 de abril em Santana, segunda cidade mais populosa do estado. De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até o dia 16 de abril, 2,5 mil pessoas haviam recebido a primeira dose do imunizante em todo o Amapá. Santana vacinou até o momento 276 crianças entre 10 e 14 anos, público-alvo da ação.
As informações mostram ainda que, das 14.811 doses, mais de 1,5 mil pessoas foram vacinadas. Laranjal do Jari imunizou 194 pessoas e Vitória do Jari aplicou 157 doses. Pelos dados obtidos, os números ainda são baixos.
A vacina tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença, e os horários e locais são organizados e divulgados pelos municípios. O esquema de vacinação ocorre em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O imunizante contém o vírus atenuado da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4.
Com informações de Mônica Silva