Cultura

No Amapá, três agremiações Carnavalescas são as campeãs do Festival de Samba de Enredo 2023

Compartilhe

Três agremiações Carnavalescas obtiveram nota máxima (90 pontos) no Festival de Samba de Enredo promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).

A disputa foi acirrada entre as 10 escolas de samba, pela avaliação dos jurados, a Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho; Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela e o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Piratas da Batucada foram as que se destacaram e levaram nota 10 em todos os quesitos, e se consagraram as campeãs do Festival de Samba Enredo.

Este ano foi a segunda vez que a Liesap realizou o Festival de Bateria dentro da programação oficial do Carnaval. Cada Bateria levou para o palco o mínimo de 20 e o máximo de 30 ritmistas e mostraram um pouco do que estão preparando para o  Desfile das Escolas de Samba, que irá ocorrer no Sambódromo nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Quatro agremiações empataram em primeiro lugar como as melhores baterias do estado do Amapá: Imperial ( Império da Zona Norte); Pororoca (Boêmios do Laguinho); Surfista ( Maracatu) e a Majestosa ( Piratas da Batucada). A bateria Pororoca é bi campeã do Festival de Bateria ( 2020/ 2023).

Para o presidente da Liesap, Jocildo Lemos,  o resultado mostra o nível altíssimo das escolas de samba do Amapá. “Por isso, o resultado foi nos detalhes e a diferença foi muito pequena entre as escolas competidoras”, disse.

No Festival de Samba de Enredo as três agremiações que empataram em primeiro lugar obtiverem nota máxima dos jurados e no critério de desempate que era o quesito arranjo. Já no Festival de Bateria,  sete escolas empataram em nota e no critério de desempate quatro agremiações foram declaradas vencedoras.

Confira a colocação das agremiações no Festival de Samba de Enredo

1º        Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho

1º        Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela

1º        Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada

2º        Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade

3º        Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados

 

Festival de Bateria

1º        Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho

1º        Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela

1º        Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada

1º        Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte

 

2º        Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo

2º        Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade

2º        Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados

 

3º        Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal

Compartilhe