Prefeitura de Macapá realiza nesta sexta-feira (24), a g1ª Feira Literária Afro-Amapaense. O evento reúne 21 escritores negros para exposição e venda de obras autorais na Praça Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, a partir das 15h.
A feira conta também com diversas atividades culturais, incluindo apresentações artísticas, rodas de conversa e exposição de artesanato afro.
A mostra compartilha a sabedoria ancestral dos griôs de escritores, poetas e poetisas negros da literatura local e reconhece a transmissão oral de saberes e fazeres de um povo.
A iniciativa destaca a importância da literatura afro-amapaense, produzida por negros, quilombolas, indígenas e ribeirinhos e promove a valorização da identidade e da ancestralidade.
Dentre os serviços ofertados estão: massoterapia, limpeza de pele, corte de cabelo, aplicação de henna, atendimento psicológico, assessoramento jurídico e abertura de processo de laqueadura.
A 1° Feira Literária Afro-Amapaense foi desenvolvida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Improir) e busca incentivar a leitura e a produção literária negra, além de ampliar o acesso à diversidade cultural e estimulando reflexões sobre a representatividade na literatura.