Municípios Saúde

Municípios amapaenses se destacam nacionalmente no desempenho da Atenção Primária à Saúde

Compartilhe

Os municípios de Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho alcançaram excelente colocação nacional entre os 100 melhores indicadores de desempenho das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Atenção Primária (EAP). A avaliação é feita quadrimestralmente pelo programa Previne Brasil, com base no número de acesso de moradores dos municípios de todo o país aos serviços de Atenção Primária e considera ainda o vínculo entre a população e equipe.

Os municípios Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Vitória do Jari, Porto Grande, Serra do Navio, Itaubal e Mazagão, atingiram média acima de 7 no Índice Sintético Final (ISF), que é soma do resultado de todos os indicadores de desempenho. De acordo com o Ministério da Saúde (MS) os municípios que estão neste patamar conquistaram o nível de excelência.

O Previne Brasil incentiva gestores e profissionais de Saúde para que assumam as responsabilidades com a população, e vincula as ações ao financiamento da Atenção Primária de Saúde (APS). A transferência mensal está condicionada ao valor fixo, e também ao desempenho dos municípios, baseada em sete indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, que são avaliados nos serviços prestados pelas equipes de ESF e Atenção Primária.

“Parabéns às gestões de saúde e equipes de todos os municípios amapaenses, que se esforçaram para bater metas no atendimento. É importante que todos assumam suas responsabilidades e se esforcem para que os serviços cheguem até a população e o município alcance um bom desempenho. O Conselho está sempre à disposição dos gestores para a execução de ações de saúde”, incentivou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), Marcel Menezes.

 

Com informações do COSEMS/AP

Compartilhe