A prefeitura de Santana entregou a primeira praça digital do município. A obra foi executada com recursos federais no valor de R$ 250.017,89 provenientes de emenda do deputado federal Luiz Carlos, e houve contrapartida da prefeitura. A praça foi construída na rua Pastor Souzinha, ao lado da Escola Estadual Prof. José Ribamar Pestana, no bairro Provedor II.
O espaço conta com playground, academia ao ar livre e internet gratuita 24 horas e tem recebido aprovação tanto de empreendedores quanto da comunidade.
Segundo Maria Helita Gonçalves Fernandes, dona de casa que reside no bairro Provedor II há mais de 20 anos, a inauguração da praça atende aos anseios de muitos moradores da região, que sempre almejaram um local para praticar atividades físicas e levar as crianças para brincar no final do dia.
“Aqui, ela vai ser uma opção de lazer para as crianças. Agora, vou poder trazer meu netinho todos os dias para brincar nesse espaço que ficou muito bonito”, frisou.
Parceiro da prefeitura nesse projeto, o CEO da Gnex Telecom, Cristian Guerreiro, ressaltou a importância do apoio público-privado, que além de oferecer internet gratuita à comunidade, demonstra que a gestão valoriza os empresários locais.
“Quando me apresentaram o projeto e me convidaram para ser parceiro, fiquei muito feliz. Isso mostra que a atual gestão busca valorizar os empresários de Santana e nos motiva a trabalhar cada vez mais para ajudar a desenvolver nossa cidade”, afirmou Guerreiro.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, destacou que a praça faz parte de um conjunto de obras destinadas a transformar espaços ociosos, que antes eram verdadeiros depósitos de lixo, em locais que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores das áreas próximas.
“Esse espaço é um exemplo de que é possível fazer política para melhorar a vida das pessoas. Podemos aproveitar pequenos espaços públicos e entregá-los aos moradores. Essa é a nossa função. Aqui é um espaço que vai proporcionar aos moradores lazer, entretenimento, conectividade, além de gerar renda para os empreendedores locais”, destacou o secretário.
Para o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, a humanização é um dos principais objetivos que a atual gestão busca ao planejar as obras na cidade, como a construção da primeira praça digital. O trabalho visa transformar Santana em uma cidade melhor, sem deixar de lado o aspecto humano.
“Esse tipo de obra demonstra o que buscamos em nossa gestão. Queremos uma Santana projetada para o futuro, uma cidade próspera e humanizada. Essa humanização deve ser considerada nos projetos e nos serviços públicos prestados. Queremos uma cidade que nos encha de orgulho, uma cidade verdadeiramente humanizada. A praça desempenha um papel fundamental nesse sentido, pois é um espaço de convivência onde as pessoas podem desfrutar de momentos de lazer e entretenimento”, pontuou o prefeito.
O prefeito também ressaltou que várias outras praças estão em obras na cidade e em breve serão entregues à comunidade.
“Estamos trabalhando em diversas frentes na cidade. Já revitalizamos a praça do Fórum, entregamos a praça da Princesa Isabel e estamos concluindo a praça do Paraíso. Além disso, estamos realizando obras na praça da Coelho Neto e em breve estaremos entregando uma nova praça no centro da cidade. Esses locais contarão com múltiplos equipamentos que proporcionarão lazer e entretenimento para a população”, concluiu o prefeito.
Com informações de Ailton Leite | Assessor de Comunicação Prefeitura de Santana