De acordo com monitoramento dos órgãos municipais de meio ambiente no Amapá, realizado pelo Estado por meio da secretaria de Meio Ambiente (Sema), Pedra Branca do Amapari apresenta o melhor resultado em 19 indicadores, como de licenciamento e educação ambiental e conselho de meio ambiente ativo. Pelos resultados, Pedra Branca atingiu a marca histórica de 90% dos indicadores ficando à frente de todas as demais prefeituras.
O monitoramento das ações ambientais nas prefeituras do estado é feito a cada dois anos pela Sema, que na manhã desta terça-feira (13/6) anunciou os resultados em reunião que aconteceu em Macapá na presença dos gestores da pasta de meio ambiente dos municípios, na qual a secretaria municipal de Meio Ambiente de Pedra Branca (Semab) estava representada.
Referência em gestão ambiental
Os resultados do monitoramento são referentes ao período de 2020-2022 e pontuaram o município de Pedra Branca com o melhor índice de favorabilidade ambiental.
Para o secretário da Semab Raphael Santana, a marca histórica é reflexo das ações estratégicas de planejamento da gestão municipal de Pedra Branca. “Esse resultado é fruto de um trabalho árduo de organização, estudo e apoio da gestão, desde o seu primeiro mandato a prefeita investe na política ambiental do município, é uma gestão que busca por resultados”.
Durante o evento houve também a eleição para a presidência do Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente, que teve como eleitos a chapa encabeçada pelo município de Pedra Branca do Amapari.